Metro Brasil (Belo Horizonte)

Rapper Kendrick Lamar radicaliza em CD ‘Damn’

Artista quebra recordes de downloads ao liberar disco repleto de rimas agressivas, sonoridade­s ousadas, Rihanna e U2

-

Com apenas 29 anos e três discos no currículo, o rapper norte-americano Kendrick Lamar conseguiu a proeza de se tornar uma unanimidad­e da crítica musical, tamanha a qualidade e ousadia de suas músicas. Mesmo sob a pressão desta expectativ­a, seu quarto álbum de estúdio, “Damn”, lançado durante o festival Coachella nos EUA, mostra que ele alcançou padrões ainda mais altos.

Cada uma das faixas foi líder de audições em serviços de streaming em todo o mundo. “Damn”, contudo, não é de audição fácil. Com 14 faixas de nomes concisos, sempre de uma palavra só, o álbum se dedi- ca a investigar o descontent­amento político nos EUA com a eleição de Trump – o ex-presidente Barack Obama é até citado na música “Humble”, faixa que foi a primeira do Spotify a ser executada 4 milhões de vezes em um dia.

Mas “Damn” vai além, filosofand­o de maneira abstrata sobre conceitos como amor e lealdade, que tem a ver com a rotina de desrespeit­o e violência na qual vive a maior parte dos fãs de Lamar.

Sonorament­e, o álbum inova ao apresentar não o hip-hop puro com que o rapper tinha mais desenvoltu­ra, mas agora ousa ao misturar-se com estéticas do gospel, como em “God”, e pop, em “Loyalty”, parceria com Rihanna, uma das melhores canções.

Ao contrário de Drake, porém, que investe nestas adições para tornar sua música mais radiofônic­a, aqui os novos sons servem apenas para enaltecer o manifesto político. Em “Blood”, que abre o disco com misticismo, por exemplo, até o disparo de uma arma é usado – e não é por sua musicalida­de.

 ?? | DIVULGAÇÃO ?? Rapper quebrou recorde do Spotify de música mais escutada em um só dia
| DIVULGAÇÃO Rapper quebrou recorde do Spotify de música mais escutada em um só dia
 ??  ?? ‘DAMN’ KENDRICK LAMAR INTERSCOPE DISPONÍVEL EM STREAMING
‘DAMN’ KENDRICK LAMAR INTERSCOPE DISPONÍVEL EM STREAMING

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil