Metro Brasil (Belo Horizonte)

Rivalidade à flor da pele

No domingo, Cruzeiro e Atlético fazem o primeiro jogo da final do Estadual, no Mineirão. Duelo já começou fora de campo

-

Cruzeiro e Atlético é sempre considerad­o por muitos como uma das maiores rivalidade­s do futebol brasileiro. O confronto, no entanto, vem ganhando mais embate nos últimos anos. Em razão do sucesso dos dois clubes, destaques no país após temporadas vitoriosas, elencos poderosos e, especialme­nte, encontros com frequência entre ambos em competiçõe­s locais e nacionais, o clássico entre Raposa e Galo, visivelmen­te, ganhou maior dimensão em 2017. E o próximo capítulo ocorrerá no domingo, às 16h, no Mineirão, pela primeira partida da final do Campeonato Mineiro.

O duelo já começou antes mesmo do apito inicial no Gigante da Pampulha, com fortes declaraçõe­s das duas partes durante a semana, além de sequelas do último confronto entre os dois times e que terminou com vitória celeste, pelo placar de 2 a 1, pela primeira fase do Estadual. Triunfo sobre o Cruzeiro que o Atlético não consegue desde junho de 2015. Nos últimos sete jogos contabiliz­ando todas as competiçõe­s, a Raposa venceu cinco partidas, contra dois empates. Jejum atleticano que torna o clássico ainda mais esperado neste final de semana.

Para este encontro, as duas equipes terão alterações em relação ao último. No Cruzeiro, time mandante da partida, o lateral-direito Ezequiel, com cansaço muscular, o zagueiro Manoel e o volante Ariel Cabral, esses lesionados, estão vetados para o jogo. Número de desfalques que ainda poderia aumentar na Toca da Raposa II. Depois de machucar o joelho direito na semifinal contra o América, no último domingo, o meio-campista Thiago Neves e destaque estrelado nas últimas partidas era dúvida para encarar o Galo. A tempo, o jogador se recuperou e depende somente do técnico Mano Menezes para estar no meio de campo titular nas companhias de Rafinha e Arrascaeta. Setor que terá o retorno do capitão Henrique ao clássico em relação àquele do dia 1º de abril. Na ocasião, contundido, o volan- te não atuou e, desta vez, estará ao lado de Hudson, mantido na posição.

Na defesa celeste, mais mudanças. O zagueiro equatorian­o Caicedo, que atuou nos últimos duelos, fará sua primeira partida diante do Galo começando entre os 11 iniciais. Já Mayke, acostuma- do a enfrentar o Atlético, será titular no flanco direito.

Por outro lado e vindo de vitória na Libertador­es, o Atlético terá uma importante alteração e reforço imprescind­ível contra o Cruzeiro. Recuperado de uma lesão no ombro que o afastou por quatro meses, e que também dei- xou de fora das duas partidas perante a Raposa neste ano, Victor está de volta ao confronto no gol alvinegro. Além do arqueiro, o Atlético e Roger Machado terão outro consideráv­el retorno na competição e que não era previsto, em princípio, para o duelo: Fred, artilheiro do campeona- to com 10 gols. Após ser suspenso pe- lo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) no artigo 254A, por quatro partidas, devido à expulsão justamente no último clássico contra o Cruzeiro e que o deixaria de fora do duelo de domingo – o atacante reforçará o ataque do Galo. Nessa semana, o TJD aceitou recurso do Atlético e Fred poderá enfrentar o Cruzeiro. Diferente de Rafael Moura que, por sua vez, será desfalque devido ao acúmulo de cartões amarelos.

Cruzeiro e Atlético ainda treinam hoje e amanhã visando a preparação final para a partida. Nesta decisão, assim como no ano passado mas diante do América, o Galo terá a vantagem sobre a Raposa em decidir, por dois resultados iguais, o título do torneio. Na primeira fase, o Galo terminou em primeiro lugar.

Ingressos

O Mineirão terá majoritari­amente torcedores celestes no domingo. Com a carga de 57 mil ingressos, sendo 90% destinados aos torcedores celestes e 10% aos atleticano­s, o Cruzeiro divulgou ontem um balanço parcial das vendas. Até a noite dessa quinta-feira, 38.909 bilhetes foram adquiridos para o duelo.

Destaque do Cruzeiro nos clássicos, uruguaio vem sendo algoz e já marcou dois gols no Galo em 2017 ARRASCAETA, MEIO-CAMPISTA DO CRUZEIRO Nesta temporada, atacante segue com futebol abaixo do esperado e quer brilhar no jogo ROBINHO, ATACANTE DO ATLÉTICO

 ?? S ES R P A R U T /F LE VA O R D PE ??
S ES R P A R U T /F LE VA O R D PE
 ??  ??
 ?? S E R P A R U T U F / S O T A M E N A I T S I R C ?? Cristiane Mattos/ Futura Press
S E R P A R U T U F / S O T A M E N A I T S I R C Cristiane Mattos/ Futura Press

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil