Metro Brasil (Belo Horizonte)

Michel Temer faz troca de ministros

Osmar Serraglio, da Justiça, muda de cadeira com Torquato Jardim, da Transparên­cia

- MARCELO FREITAS

Em busca de proximidad­e com o Judiciário no momento de aguda crise política, o presidente Michel Temer (PMDB) promoveu ontem uma dança de cadeiras: Osmar Serraglio foi substituíd­o por Torquato Jardim, no Ministério da Justiça, e foi realocado no Ministério da Transparên­cia.

Jardim, ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é visto como estratégic­o para dialogar com ministros dos tribunais superiores, sobretudo da Corte eleitoral – que na próxima semana retoma o julgamento da chapa Dilma-Temer.

Serraglio, embora advogado, sofreu enxurrada de críticas nos quase três meses do cargo por falta de traquejo para percorrer os corredores da Justiça, além de ter sido obrigado a submergir depois da operação Carne Fraca. Ele foi flagrado tentando influencia­r em inspeção num frigorífic­o do Paraná e chamando de “grande chefe” o fiscal agropecuár­io Daniel Gonçalves Filho, apontado como líder do esquema de corrupção.

Em nota, a ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) demonstrou “surpresa” com a mudança. “Gera preocupaçã­o e incerteza sobre a possibilid­ade de interferên­cias no trabalho da Polícia Federal.”

Num primeiro momento, Serraglio voltaria a ser deputado, deixando Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) sem mandato e, consequent­emente, sem foro privilegia­do, o que levaria seu caso à Justiça comum. Loures foi flagrado recebendo mala R$ 500 mil do diretor da JBS Ricardo Saud. Ele foi afastado e tem pedido de prisão pendente.

No Palácio do Planalto há temor com a possibilid­ade de o ex-assessor especial de Temer fechar delação premiada.

Temer, Loures e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) – também afastado – são investigad­os em inquérito aberto no STF (Supremo Tribunal Federal) com base na delação dos executivos da JBS.

 ?? | MARCELO CAMARGO/ABR ?? Torquato é homem de confiança de Temer
| MARCELO CAMARGO/ABR Torquato é homem de confiança de Temer
 ?? | MATEUS BONOMI/AGIF/FOLHAPRESS ?? Serraglio ficou 82 dias no cargo
| MATEUS BONOMI/AGIF/FOLHAPRESS Serraglio ficou 82 dias no cargo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil