Metro Brasil (Belo Horizonte)

Coreia do Norte lança míssil no mar do Japão

Projétil foi disparado em direção ao Mar do Japão, de acordo com autoridade­s sul- coreanas. Primeiro- ministro japonês fala em agir com os Estados Unidos

-

A Coreia do Norte disparou ontem um projétil não identifica­do a partir da cidade costeira de Wonsan em direção ao Mar do Japão. O lançamento foi imediatame­nte relatado ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que convocou uma reunião do Conselho Nacional de Segurança. Segundo o Exército sul-coreano, o foguete, que seria míssil balístico da classe Scud, voou por 450 quilômetro­s e caiu no mar.

As autoridade­s norte-americanas informaram que acompanhar­am o voo de seis minutos do que se acreditava ser um míssil balístico de curto alcance até que ele cair no Mar do Japão. O presidente dos EUA, Donald Trump, foi informa- do sobre o disparo, disse um oficial da Casa Branca

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, condenou o lançamento do míssil e prometeu uma ação junto com outras nações contra as repetidas provocaçõe­s de Pyongyang. “Como concordamo­s no G7, a questão da Coreia do Norte é uma prioridade para a comunidade internacio­nal.”

“Trabalhand­o com os Estados Unidos, tomaremos medidas específica­s para impedir a Coreia do Norte”, disse o primeiro-ministro japonês. Abe disse que o Japão fará os maiores esforços para proteger seu povo, mantendo contato com a Coreia do Sul e outros países.

O teste acontece pouco tempo depois de exercícios supervisio­nados pelo líder norte-coreano. Kim Jong-Un, com um novo sistema de defesa aérea. Nos últimos meses, o líder supervisio­nou vários exercícios militares, incluindo o disparo de um míssil balístico de médio alcance no último dia 21.

 ?? | KCNA/VIA REUTERS ?? Líder norte-coreano assiste ao teste de sistema de defesa antiaérea
| KCNA/VIA REUTERS Líder norte-coreano assiste ao teste de sistema de defesa antiaérea

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil