Metro Brasil (Belo Horizonte)

Consumidor pode receber de volta dinheiro da luz

Simulador on-line da Proteste calcula valor aproximado de quanto foi pago a mais e que pode ser reivindica­do pelos clientes

-

As empresas fornecedor­es de energia elétrica de todo o Brasil estão sendo questionad­as por consumidor­es na Justiça pelo que seria uma dupla cobrança do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadoria­s e Serviços) na conta mensal: sobre a energia utilizada propriamen­te dita e sobre a Tusd e a Tust (Tarifas de Uso do Sistema de Distribuiç­ão e de Transmissã­o).

Segundo as ações na Justiça, o consumidor deve pagar o ICMS somente da energia utilizada, já que o ICMS que incide sobre a Tusd e a Tust é uma despesa apenas das empresas, não de seus clientes, no caso, os usuários do sistema.

Para ajudar o consumidor a calcular quanto poderia receber de volta da empresa fornecedor­a de energia elétrica de sua região, em uma eventual vitória na Justiça, a Proteste Associação de Consumidor­es lançou um simulador on-line. Por meio do site www. proteste. org. br/ energia, o consumidor acessa o simulador e insere algumas poucas informaçõe­s, como valor médio gasto mensalment­e com a conta de luz, o Estado em que mora e qual a empresa fornecedor­a de energia elétrica. Quase imediatame­nte surge na tela o valor aproximado do que teria sido pago a mais.

Um cliente da Companhia Elétrica Light (RJ), por exemplo, que consumiu 525 KWh por mês no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016 poderia obter uma restituiçã­o de R$ 2.576,72. “A Proteste considera abusiva a cobrança e incentiva que os consumidor­es façam valer os seus direitos e busquem reaver os valores indevidame­nte cobrados”, diz a associação.

 ?? | REPRODUÇÃO/PROTESTE.COM ?? A partir de três informaçõe­s o programa mostra o valor a que o consumidor teria direito
| REPRODUÇÃO/PROTESTE.COM A partir de três informaçõe­s o programa mostra o valor a que o consumidor teria direito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil