Metro Brasil (Belo Horizonte)

Temer ignora lista para a PGR e indica Raquel Dodge para o cargo

-

A subprocura­dora Raquel Dodge foi indicada pelo presidente Michel Temer (PMDB) para substituir Rodrigo Janot no cargo de procurador-geral da República, cujo mandato termina em setembro. A escolha quebra a tradição, inaugurada em 2003, por Luiz Inácio Lula da Silva, de sempre respeitar a vontade da categoria, que faz uma lista tríplice. Dogde ficou em segundo lugar, atrás de Nicolao Dino e à frente de Mario Bonsaglia.

“A doutora Raquel Dodge é a primeira mulher a ser nomeada para a Procurador­ia-Geral da República”, justificou o porta-voz da Presi- dência, Alexandre Parola.

Temer deixou claro que não indicaria Dino por ser ligado a Janot – autor da denúncia contra o presidente por corrupção passiva – e ser irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), crítico do governo.

A procurador­a passará por sabatina na CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça) e, depois, precisa ser aprovada pelo plenário do Senado.

Perfil

Dodge é bacharel em direito pela UnB (Universida­de de Brasília), mestre em Direito pela Universida­de de Harvard (EUA) e especialis­ta na área criminal. Ingressou no Ministério Público Federal em 1987. Tem no currículo a participaç­ão na investigaç­ão do escândalo da Caixa de Pandora, que prendeu o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e, nos debates, defendeu o fortalecim­ento da Lava Jato.

 ?? | ANTONIO CRUZ/ABR ?? Dodge ingressou no MPF há 30 anos, em 1987
| ANTONIO CRUZ/ABR Dodge ingressou no MPF há 30 anos, em 1987

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil