Metro Brasil (Belo Horizonte)

Temer ‘defende’ 2018 com parlamenta­rismo

Presidente afirma que seu governo é uma espécie de semipresid­encialista, diz ter ‘simpatia’ pelo sistema em que Parlamento governa e volta a defender reformas em SP

-

Em evento ontem em São Paulo, o presidente Michel Temer (PMDB) falou sobre a adoção do parlamenta­rismo, sistema de governo pelo qual disse ter simpatia, e declarou que seria “ótimo” se ele passasse a vigorar já no próximo ano.

“Não é improvável que este exemplo que estamos dando possa em breve tempo se converter em um sistema semipresid­encialista ou semiparlam­entarista”, disse ele. Na avaliação de Temer, o Poder Legislativ­o era antes visto como um apêndice do Poder Executivo e agora, em seu governo, os dois trabalham juntos.

“Há de ser um sistema parlamenta­rista do tipo português ou francês, em que também o presidente da República, sobre ser eleito diretament­e, ainda tem uma presença muito ativa no espectro governativ­o. Se [o parlamenta­rismo] puder vir em 2018, seria ótimo, mas, se não vier, quem sabe prepara-se para 2022”, afirmou.

Temer fez as declaraçõe­s durante a abertura do 27º Congresso da Fenabrave, onde também falou dae estudos para aumentar Imposto de Renda (leia na pág. 8). Ele estava acompanhad­o pelo governador de São Pau- lo, Geraldo Alckmin (PSDB), e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dia depois de ter cumprido agenda com o prefeito João Doria (PSDB) sem a presença de Alckmin.

No discurso de abertura, Temer voltou a destacar a importânci­a das reformas. “Esse é um governo reformista, que, na verdade, busca colocar os trilhos no lugar para que quem chegar em 2018 possa apanhar a locomotiva e caminhar com toda a naturalida­de.”

Na fala, Temer disse que sem a reforma da Previdênci­a, a situação das finanças públicas chegará a um ponto em que “só haverá recursos para pagar funcionári­o público e pagar as pensões previdenci­árias e nada mais do que isso”.

Apoio

Alckmin voltou ontem a reafirmar o apoio às reformas que estão sendo tocadas pelo governo federal. “Contem conosco para que possamos ajudar em todas as reformas”, disse.

Para o governador, a reforma da Previdênci­a é muito necessária e está relacionad­a com o envelhecim­ento da população.

 ?? | ALAN SANTOS/PR ?? Temer discursou em evento em São Paulo
| ALAN SANTOS/PR Temer discursou em evento em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil