Metro Brasil (Belo Horizonte)

Defesa do presidente pede ao STF que afaste Janot de ação

-

A defesa do presidente Michel Temer pediu ontem ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin que afaste o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, da ação que envolve o peemedebis­ta (e cujo andamento foi paralisado em votação da Câmara).

Apesar de Temer ter vencido a primeira batalha político-jurídica, há a expectativ­a de que Janot ofereça pelo menos mais uma denúncia contra o presidente, por obstrução de Justi- ça. Mais uma votação pela aceitação ou não da denúncia poderia agravar a crise política, e o pedido de suspeição do procurador-geral é uma estratégia para evitar esse desgaste.

Janot, que tem mandato até setembro deste ano e será substituíd­o no cargo por Raquel Dodge, indicada por Temer, foi acusado pelo advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira de perseguir o presidente da República por razões “pessoais”.

Segundo o advogado de Temer, é “público e notó- rio” que o PGR está “extrapolan­do em muito os seus limites constituci­onais e legais”. “Parece pouco interessar ao procurador se o alvo a ser atingido, além da pessoa física de Temer, é a instituiçã­o Presidênci­a (...). O fundamenta­l é dar continuida­de à sua sanha”, escreveu.

Fachin, até o fechamento desta edição, não havia se pronunciad­o sobre o pedido. Janot e a PGR foram procurados, mas não se manifestar­am sobre as acusações da defesa do presidente.

 ?? | MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL ?? Procurador- geral não respondeu
| MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Procurador- geral não respondeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil