Metro Brasil (Belo Horizonte)

Coreia do Norte ameaça base dos EUA no Pacífico

Notícia publicada ontem pela mídia norte- americana de que Pyongyang teria miniaturiz­ado uma ogiva nuclear elevou tensão entre os dois países a nível jamais visto

-

O exército da Coreia do Norte está “examinando um plano operaciona­l” para atacar áreas em torno da base naval na ilha de Guam com mísseis balísticos estratégic­os de médio a longo alcance, informou a agência de notícias estatal KCNA na manhã desta quarta-feira ( ontem à noite no Brasil). Guam é um ponto estratégic­o para as Forças Armadas dos Estados Unidos no Pacífico e abriga milhares de membros do serviço militar americano e suas famílias.

A ameaça da Coreia do Norte ocorreu apenas algumas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertar Pyongyang que, se continuare­m a ameaçar os EUA, “enfrentarã­o a fúria e o fogo como o mundo jamais viu”. A declaração de Trump foi uma resposta a duas reportagen­s veiculadas ontem no jornal “The Washington Post” e na emissora “NBC” segundo as quais a Coreia do Norte teria conseguido miniaturiz­ar uma ogiva nuclear.

Se confirmado, o avanço representa um passo crucial para tornar o regime de Pyongyang uma potência nuclear plena. Com os bem-sucedidos testes de mísseis interconti­nentais, a próxima etapa do programa da Coreia do Norte seria justa mente dominar a tecnologia capaz de armar esses projéteis com ogivas nucleares.

Para isso, é preciso necessaria­mente miniaturiz­á-las e torná-las aptas para serem acopladas a um míssil balístico. Em pelo menos duas ocasiões – maio de 2015 e março de 2016 –, o gover- no de Kim Jong-un chegou a anunciar que conseguira reduzir uma ogiva nuclear, mas as informaçõe­s não foram confirmada­s. Um porta-voz do governo norte-coreano disse ontem que os movimentos dos EUA na região “podem provocar um conflito perigoso”.

“Se eles continuare­m a ameaçar os EUA, enfrentarã­o a fúria e o fogo como o mundo jamais viu” DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS EUA

 ?? | REUTERS ?? Vista aérea da base naval dos EUA na ilha de Guam, no Pacífico, e selo com míssil norte- coreano (dest)
| REUTERS Vista aérea da base naval dos EUA na ilha de Guam, no Pacífico, e selo com míssil norte- coreano (dest)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil