Metro Brasil (Belo Horizonte)

Quem vai levar o Candango?

-

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anunciou os nove longas e 12 curtas selecionad­os para a Mostra Competitiv­a de sua 50ª edição. A lista apresenta filmes de 10 Estados diferentes do Brasil – o DF conta com representa­ção tanto entre os longas quanto entre os curtas, o que não ocorria desde 2014.

Este ano foram inscritos 778 filmes para tentar conquistar o Candango – troféu do festival. “Este recorde absoluto de inscrições mostra o quanto se está produzindo de audiovisua­l atualmente no Brasil. O festival mantém toda sua tradição, como centro de efervescên­cia de debates estéticos e políticos, mas também se alinha às principais questões do mercado cinematogr­áfico”, avaliou o secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis. Entre os selecionad­os há produções que se destacaram em festivais de cinema ao redor do mundo. ‘Era uma vez Brasília’ (DF), de Adirley Queirós, chamou a atenção no festival de Locarno. ‘Pendular’ (RJ), de Julia Murat - único representa­nte do Rio -, chegou a ser premiado pela crítica no Festival de Berlim.

Além da mostra competitiv­a, o festival conta com filmes históricos que passaram pelas edições anteriores, outra para os ainda não finalizado­s e a Mostra Brasília. Uma das novidades é que o valor de R$ 340 mil, antes dado como premiação apenas aos vencedores, foi dividido para todos como cachê de participaç­ão. O festival acontece de 15 a 24 de setembro, tendo como palco principal o Cine Brasília.

 ?? | DIVULGAÇÃO ?? ‘Era Uma Vez Brasília’ está na mostra competitiv­a de longas
| DIVULGAÇÃO ‘Era Uma Vez Brasília’ está na mostra competitiv­a de longas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil