Metro Brasil (Belo Horizonte)

EUA: Irma perde força e se torna tempestade

Furacão causou alagamento­s em Orlando e Daytona Beach. Várias cidades seguem sem energia

-

O furacão “Irma” foi rebaixado ontem a tempestade tropical na costa oeste da Flórida, por onde avança rumo ao norte dos EUA. No último domingo, ele chegou como categoria 4, inundou ruas de Miami, matou ao menos três pessoas e deixou cerca de 5 milhões de moradores sem energia elétrica no Estado.

Ontem, o “Irma” provocou rajadas de vento de até 160 km/h por hora e chuvas torrenciai­s em áreas de Orlando. No Estado da Geórgia, provocou quedas de árvores e inundações em alguns bairros. Segundo as autoridade­s, uma pessoa morreu.

Os maiores estragos do “Irma”, porém, foram registrado­s nos dias anteriores, nas ilhas do Caribe. Em Cuba, o governo divulgou ontem que houve dez mortes, elevando para 42 o total de óbitos do furacão.

Reportagem do jornal norte-americano “The New York Times” informa que em ilhas caribenhas devastadas pela tempestade já estariam ocorrendo saques não somente de alimentos, mas também de produtos mais caros, como eletrônico­s.

O bilionário Richard Branson, fundador do grupo Virgin, teve sua mansão destruída nas Ilhas Virgens Britânicas. De Porto Rico, ele está coordenand­o ações de ajuda às vítimas. Outra celebridad­e que sofreu perdas foi o ator Robert De Niro, cujo resort em Barbuda foi completame­nte devastado pela força dos ventos.

O “Irma” quebrou uma série de recordes e já é considerad­o o furacão mais forte do Atlântico, segundo a ONU (Organizaçã­o das Nações Unidas). Ele teve ventos que ultrapassa­ram os 297 km/h durante 37 horas, tornando-se o furacão de maior intensidad­e já registrado na região.

Hoje a FAB ( Força Aéreas Brasileira) irá resgatar 32 brasileiro­s que estão na Ilha de São Martinho.

 ?? | TAMI CHAPPELL / REUTERS ?? Na Geórgia, árvore destruiu parcialmen­te uma casa
| TAMI CHAPPELL / REUTERS Na Geórgia, árvore destruiu parcialmen­te uma casa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil