Metro Brasil (Belo Horizonte)

Novos pontos de Wi-Fi em vilas e aglomerado­s

Com foco em regiões carentes, projeto da prefeitura pretende dobrar os locais com acesso gratuito à internet até 2018

-

Facilitar e democratiz­ar o acesso à internet pelas ruas de Belo Horizonte. Essa é a promessa da Prefeitura que, por meio da Prodabel (Empresa de Informátic­a e Informação do Município), pretende mais que dobrar os pontos de Wi-Fi públicos da capital, visando, principalm­ente, as vilas e os aglomerado­s. “O grande passo desse programa é a inclusão digital da população mais carente. A gente quer democratiz­ar o acesso à internet”, afirma o diretor de infra-estrutura da Prodabel, Leonardo Roscoe.

Atualmente, são 52 pontos de Wi-Fi totalmente gratuitos e seguros pela cidade, distribuíd­os em 18 parques e praças, 17 locais públicos e 17 vilas e aglomerado­s. O trabalho de ampliação da rede prevê que 40 novas localidade­s estejam disponívei­s ainda neste ano e outras 20 em 2018, chegando a um total de 112; dos 60 novos pontos, 50 serão em vilas e aglomerado­s.

Para utilizar o serviço, que é totalmente gratuito, o usuário precisa logar na rede “BHDigital_Prefeitura” e realizar um cadastro, em que é necessário informar nome, CPF, e-mail e data de nascimento. Em seguida, basta criar o login e a senha e começar a utilizar. Com o login criado, o usuário pode se conectar em qualquer ponto espalhado pela cidade. A Prodabel contabi- liza, atualmente, de cerca de 250 mil cidadãos cadastrado­s, com uma média de 7 mil novos cadastros mensais.

Funcioname­nto

A estudante Letícia Almeida, utiliza e aprova o serviço de Wi-Fi da prefeitura. “Já usei diversas vezes, principalm­ente nos arredores das Praças da Estação e Sete. No geral, funciona muito bem e carrega até redes bem pesadas”, comenta. Depois de se cadastrar, Letícia passou a utilizar a internet em outros pontos da capital. “No início eu até cheguei a ficar receosa porque precisa inserir vários dados, mas depois vi que era segura”, completa.

Mas também tem aqueles que encontram dificuldad­es para se conectar. É o caso do estudante André Jacomini, que não considera satisfatór­io o serviço oferecido pela Prefeitura. “Nunca funcionou comigo. Já tentei nas praças Sete, da Liberdade e da Savassi. Chega a conectar no celular, mas não da rede e não conecta em site nenhum”, relata. “Eu fiz o cadastro, tentei tudo. E já tentei várias vezes, porque passo por esses luga- res sempre para trabalhar e estudar”, completa.

A Prodabel informa que o novo projeto de expansão prevê, também, a melhoria da qualidade do serviço. “Nossa prioridade, hoje, não é apenas ampliar o número de locais com acesso, mas também aumentar a capacidade dos pontos já existentes. É muito importante oferecer ao cidadão um serviço com qualidade”, afirma Leandro Garcia, presidente da Prodabel. “Nós estamos revendo todo o programa e verificand­o todos os pontos. Estamos corrigindo problemas e, inclusive, vamos trocar pontos que não estão funcionand­o”, promete o diretor de infra-estrutura Leonardo Roscoe.

 ??  ??
 ?? | PBH/DIVULGAÇÃO ?? Para acessar, é preciso realizar um cadastro no site da prefeitura
| PBH/DIVULGAÇÃO Para acessar, é preciso realizar um cadastro no site da prefeitura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil