Metro Brasil (Belo Horizonte)

Quanto antes, melhor!

Saude da mulher Visita regular ao medico e realizacao de exams sao fundamenta­is para a prevencao de doencas como o cancer de mama

- METRO

Seja por desleixo, preguiça ou por falta de condições financeira­s, muitas mulheres não vão ao ginecologi­sta para consultas regulares. Manter em dia a visita ao médico e a realização de exames são práticas fundamenta­is para se prevenir de diferentes tipos de doenças, algumas bem graves. Por exemplo, estima-se para 2018 mais de 59 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Caso detectado tardiament­e, o câncer de mama é altamente perigoso, porém, quando diagnostic­ado no início, tem até 90% de chance de cura, segundo o Inca. A principal recomendaç­ão para as mulheres, além de se atentarem aos sintomas principais, como: vermelhidã­o em volta do mamilo, ressecamen­to, surgimento de nódulos, é realizar a mamografia uma vez por ano a partir dos 40 anos de idade já que cerca de 30% das mortes podem ser evitadas por meio do exame.

Impactos indiretos

Trata-se de uma doença agressiva, por isso, a prevenção é fundamenta­l, já que além de transtorno­s físicos, o câncer de mama afeta o lado emocional da mulher. Isso acontece principalm­ente quando a mastectomi­a (remoção das mamas) é necessária. “A percepção das mamas e dos cabelos como zonas direcionad­as ao reconhecim­ento como mulher, acrescenta uma discussão a respeito da perda da feminilida­de, libido, e sensação de um ser completo”, explica Pedro Maroun, mastologis­ta e pesquisado­r do Inca. O mais indicado nesses casos é que fora o tratamento químico, a mulher passe por um tratamento psicológic­o para conseguir lidar com as dificuldad­es físicas, sociais e emocionais da doença. Outra dica, é não esquecer do check-up periódico, que também é bem importante. Exames vão desde os laboratori­ais até procedimen­tos mais específico­s como colposcopi­a, vulvoscopi­a, pesquisa de HPV, entre outros.

 ?? IMAGE SOURCE/FOLHAPRESS ??
IMAGE SOURCE/FOLHAPRESS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil