Metro Brasil (Belo Horizonte)

Trump e Kim podem selar acordo de paz

Presidente americano fala em fim da guerra entre as Coreias

-

O encontro inédito das duas figuras mais polêmicas da política mundial na próxima terça-feira pode render a assinatura de acordo de paz que coloque fim à Guerra da Coreia. O presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, têm presenças confirmada­s a partir das 9h em um hotel de luxo em Cingapura na data.

Trump falou ontem com a imprensa em coletiva com o premiê japonês, Shinzo Abe, que visita o país, e deu sinais de que a reunião pode render mais que uma conversa. “Nós poderíamos assinar um acordo, isso seria um primeiro passo. Mas sim, estamos falando sobre o tema com outras pessoas. Essa é provavelme­nte a parte fácil, a parte difícil continua depois disso.” As informaçõe­s são da “Reuters”. O presidente afirmou ainda que pretende convidar Kim para uma visita aos Estados Unidos se tudo ocorrer bem na terça.

As Coreias do Sul e Norte disputaram território após a saída do Japão, que dominava as duas áreas, em guerra entre 1950 e 1953. Ambas assinaram armistício, mas até hoje não há tratado de paz.

Outro tema que deve estar presente no encontro da terça-feira é o fim do programa balístico e nuclear da Coreia do Norte.

Em abril, Kim anunciou que encerraria os testes com mísseis. O site especializ­ado em Coreia do Norte “38 North” publicou reportagem ontem em que afirma que imagens de satélite indicam que o país destruiu uma de suas instalaçõe­s para testes.

 ??  ?? Norte-americano Donald Trump
Norte-americano Donald Trump
 ??  ?? Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil