Metro Brasil (Belo Horizonte)

Milos Forman ganha homenagem em BH

Cine Humberto Mauro exibe retrospect­iva da obra do diretor

-

Conhecido por seu olhar crítico, lírico e muitas vezes subversivo, o cineasta tcheco Milos Forman (19322018) tem sua filmografi­a resgatada na “Mostra Milos Forman”, que está em cartaz até o dia 14 de junho no Cine Humberto Mauro, no Centro da cidade. A retrospect­iva conta com total de 10 longas premiados do diretor, que é considerad­o um dos precursore­s da era dourada do cinema da antiga Tchecoslov­áquia.

“Forman buscava um viés humanista em suas produções. Muitos de seus personagen­s protagonis­tas vivenciam narrativas em que são criticados e advertidos por um comportame­nto fora do padrão. No entanto, ele busca humanizá-los, mostrando o forte potencial de cada um”, explica Vitor Miranda, curador da mostra. Segundo ele, a obra de Forman gira em torno de personagen­s deslocados e que têm dificuldad­e de se enquadrar na sociedade. “Esse aspecto vem da própria realidade do diretor, que foi censurado pelo regime comunista tcheco e convivia com constantes repressões. Ao se mudar pa- ra os Estados Unidos, Milos Forman conseguiu com que sua carreira deslanchas­se e conquistou o grande público com suas produções”, completa Miranda.

Clássicos e premiados

Na programaçã­o estão inclusos clássicos e obras premia- das da filmografi­a do cineasta, como “Um Estranho no Ninho”, de 1975, “Amadeus”, de 1984 (ambos ganhadores do Oscar), e “O Povo Contra Larry Flynt”, de 1996.

Estão ainda no programa “Hair”, de 1979, “O Mundo de Andy”, de 1999), “Na Época do Ragtime”, de 1981, além de filmes da primeira fase da carreira de Forman, como “Pedro, o Negro” (1964), “Os Amores de uma Loira” (1965) e “Baile dos Bombeiros” (1967).

Toda programaçã­o da mostra é gratuita, com retirada de ingressos meia hora antes de cada sessão.

 ?? FOTOS: REPRODUÇÃO ?? “Amadeus” ganhou o Oscar em 1985
FOTOS: REPRODUÇÃO “Amadeus” ganhou o Oscar em 1985
 ??  ?? O filme “Hair” marcou uma era
O filme “Hair” marcou uma era
 ??  ?? Cena de “O Povo Contra Larry Flynt”
Cena de “O Povo Contra Larry Flynt”
 ??  ?? Jim Carrey estrelou em “O Mundo de Andy”
Jim Carrey estrelou em “O Mundo de Andy”
 ??  ?? “Um Estranho No Ninho”
“Um Estranho No Ninho”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil