Metro Brasil (Belo Horizonte)

5 DIAS: 100 ATAQUES

Ocorrência­s no interior de Minas continuam crescendo em meio ao mistério sobre a motivação dos crimes. Ontem, novos atentados foram registrado­s em Alfenas, Uberlândia, Sacramento e João Pinheiro

-

Mais ônibus queimados, ataques a policiais militares, agências bancárias e prédios públicos. Assim foi o quinto dia consecutiv­o de atentados supostamen­te promovidos em Minas Gerais por uma facção criminosa que, até onde se sabe, é capitanead­a pelo PCC (Primeiro Comando da Capital). O curioso é que após mais de 100 ataques e 63 veículos queimados em 34 cidades mineiras, pouco se sabe sobre as reais motivações e os autores dos crimes.

Enquanto as dúvidas não são esclarecid­as, os crimes seguem. Mesmo com o reforço militar, Uberlândia voltou a registrar ataques na madrugada. Na cidade, segundo o Sindett (Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiro­s do Triângulo Mineiro), o prejuízo causado pelos ataques chegou a R$ 6,5 mi.

Os outros atentados de ontem foram em João Pinheiro, na região Noroeste do estado, Sacramento, no Alto Paranaíba, e Alfenas, no Sul de Minas. Até o momento, segundo a Polícia Militar, 51 pessoas foram presas e 22 adolescent­es apreendido­s por envolvimen­tos nos crimes. Ainda na quinta-feira, um homem apontado como um dos articulado­res dos atentados no Sul de Minas acabou morto por policiais militares. A ação ocorreu em Pouso Alegre. Creonte dos Santos Nogueira estava foragido da Penitenciá­ria Nelson Hungria, em Contagem.

Investigaç­ões em sigilo

A Seap (Secretaria de Estado de Administra­ção Prisional) confirmou a transferên­cia de detentos que estavam na Penitenciá­ria Aloísio Inácio de Oliveira, em Uberaba. Entre os transferid­os estariam integrante­s do PCC, mas a informação não foi confirmada pela Seap. Essa é uma das poucas informaçõe­s relacionad­as aos ataques. Praticamen­te tudo sobre os atentados segue em sigilo, inclusive a motivação.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró, a PM está coletando dados junto às pessoas que foram presas na tentativa de se chegar “à célula dessas organizaçõ­es criminosas” responsáve­is pelos atentados.

 ??  ?? Um dos veículos destruídos em Uberaba nesta semana
Um dos veículos destruídos em Uberaba nesta semana
 ?? CRISTIANE MATTOS/O TEMPO/FUTURA PRESS ?? Ônibus atacados em Uberlândia foram recolhidos para a garagem da empresa de transporte
CRISTIANE MATTOS/O TEMPO/FUTURA PRESS Ônibus atacados em Uberlândia foram recolhidos para a garagem da empresa de transporte
 ??  ?? PEDRO NASCIMENTO
PEDRO NASCIMENTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil