Metro Brasil (Belo Horizonte)

Vacinação contra a gripe se encerra nesta semana em BH

Campanha começou em abril e cerca de 140 mil pessoas ainda não se imunizaram na capital

-

Termina nesta sexta-feira, dia 15, a campanha de vacinação contra a gripe na cidade. As doses têm como público-alvo a população acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhado­res da área da saúde, professore­s, portadores de doenças crônicas, adolescent­es e jovens em medida sócio-educativa de 12 a 21 anos, população privada de liberdade, funcionári­os do sistema prisional e indígenas. Elas estão disponívei­s nos 152 centros de saúde da capital mineira.

A campanha foi iniciada em 23 de abril e, segundo a PBH, até o momento 676.488 pessoas já se vacinaram; o número ainda é inferior à meta de 815.847 estipulada pelo Ministério da Saúde, que prevê 90% do público-alvo vacinado. Para receber a dose, o público deve apresentar o cartão de vacinação e um documento de identifica­ção. No ano passado, 771.537 pessoas fo- ram vacinadas em BH; em 2016, cerca de 717 mil foram imunizadas na cidade.

Trivalente

A vacina contra a gripe é considerad­a trivalente e imuniza contra três vírus: H1N1, H3N2 e vírus influenza B. A diretora de Vigilância Epidemioló­gica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, Janaína Fonseca Almeida, ressalta a importânci­a de se imunizar. “A vacina é muito importante, pois ela tem contribuíd­o, ao longo dos anos, para a redução de complicaçõ­es, internaçõe­s e óbitos, especialme­nte na população de risco”, explica.

A vacina é eficaz e, ao contrário do que muitos pensam, quem toma a dose não fica gripado. Algumas manifestaç­ões como dor local ou no corpo podem ocorrer, mas desaparece­m rapidament­e. “Essas reações são benignas e autolimita­das”, finaliza Janaína.

 ?? | SUMAIA VILLELA/AGÊNCIA BRASIL ?? Idosos integram o público- alvo
| SUMAIA VILLELA/AGÊNCIA BRASIL Idosos integram o público- alvo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil