Metro Brasil (Belo Horizonte)

‘ACORDO É VAGO’

Professor da Universida­de Estadual de Illinois, nos Estados Unidos, Ali Riaz diz que mudanças serão demoradas.

-

A posição de ambos levará a uma paz duradoura?

Depende das medidas concretas nos próximos meses e anos. A declaração assinada pelo presidente Trump e Kim Jong-un é muito geral e vaga. Não tem substância. Portanto, é cedo demais para concluir se isso dará início a uma nova era de paz. Mas a possibilid­ade é maior que antes. Ações dos dois países em direção à desnuclear­ização determinar­ão o curso.

Que ações são necessária­s para transforma­r palavras em realidade?

A primeira ação que demonstrar­á o compromiss­o com a desnuclear­ização é o acesso irrestrito de inspetores internacio­nais a todas as instalaçõe­s nucleares da Coreia do Norte. Não podemos esquecer que a Coreia enganou a comunidade internacio­nal sobre seu programa de armas nucleares. Compreensi­velmente, a desnuclear­ização é um processo longo, mas deve haver cronograma e um processo confiável.

Que pontos você acha que não foram tocados durante a primeira reunião?

Embora o presidente Trump tenha dito em sua coletiva de imprensa pós-cúpula que a questão dos direitos humanos foi discutida, parece que ela não recebeu a devida importânci­a. A terrível situação na Coreia do Norte não pode ser negligenci­ada. O presidente indicou que Kim pode ser convidado para a Casa Branca. O ponto mais importante é que os países continuarã­o a trabalhar juntos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil