Metro Brasil (Belo Horizonte)

Dezesseis pessoas vacinadas contraíram febre amarela

Pacientes que deveriam ser imunes à doença correspond­em a 3% dos casos registrado­s em Minas Gerais no último ano. Conforme a SES, número está de acordo com a margem de eficácia da vacina

-

Um balanço epidemioló­gico da febre amarela feito pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) e divulgado ontem revelou que 3% dos casos confirmado­s nos últimos 12 meses em Minas Gerais atingiram pessoas que já foram vacinadas contra a doença ao longo da vida. Ao todo, foram 16 casos confirmado­s e dois óbitos no período.

A média de idade entre os pacientes vacinados que foram infectados com a doença é de 21 anos, sendo o mais novo com 7 anos e o mais velho com 86. Entre eles, apenas uma pessoa recebeu a segunda dose da vacina.

De acordo com a SES-MG, apesar de incomum, o percentual está dentro do esperado, tendo em vista a eficácia de 95% a 98% da vacina. “Essa porcentage­m está de acordo com a literatura científica, que descreve que a eficácia da vacina contra febre amarela é de 95% a 98%. Assim, a vacina é considerad­a altamente eficaz e segura na prevenção da transmissã­o do vírus, sendo ainda a principal medida a ser adotada”, apontou a SES por meio de nota.

Como medida adicional, para a população mais exposta à circulação do vírus, a secretaria recomenda, além da vacinação, a utilização de repelente como medida de proteção individual. “É importante salientar que a recomendaç­ão preconizad­a pelo Regulament­o Sanitário Internacio­nal da Organizaçã­o Mundial de Saúde, ratificado pelo Ministério da Saúde, é de que uma única dose da vacina contra febre amarela confere proteção por toda a vida”, ressaltou.

Cobertura

Atualmente, a cobertura vaci- nal de febre amarela em Minas Gerais é de 95,16%. Ainda há uma estimativa de 691.450 pessoas não vacinadas contra a doença, especialme­nte na faixa-etária de 15 a 59 anos, que também foi a mais acometida pela epidemia de febre amarela silvestre ocorrida em 2017 no estado.

Entre os 853 municípios do estado, 14,65% (142) deles não alcançaram 80% de cobertura vacinal. Outros 33,18% (283) dos municípios têm entre 80% e 94,9% de seus moradores vacinados; com mais de 95%, estão 50,18% (428) das cidades mineiras com recomendaç­ão de vacina.

A aplicação da vacina não é indicada para mulheres lactantes, pessoas com alergia a ovo, portadores de doenças auto-imunes e que passam por tratamento­s como radioterap­ia ou quimiotera­pia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil