Metro Brasil (Belo Horizonte)

Trump instrui agências federais a reunir famílias

EUA. Enquanto isso, a primeira- dama, Melania, fazia uma visita à fronteira com o México

-

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem que está instruindo agências federais a começar a reunir pais e filhos separados na fronteira com o México depois de terem entrado no país ilegalment­e. É o primeiro passo para ser implantada a ordem executiva presidenci­al, assinada na última quarta-feira, que reverte a política criticada em todo o mundo e determina que as separações sejam interrompi­das e que as famílias sejam mantidas unidas durante o protocolo de imigração.

Trump afirmou em uma reunião de gabinete que instruiu os Departamen­tos de Justiça, Segurança Interna e Saúde e Serviços Humanos “a trabalhare­m jun- tos para manter as famílias de imigrantes juntas durante o processo de imigração e reaproxima­r os grupos previament­e separados”.

A ordem executiva assinada na quarta-feira transfere pais com crianças para o início da fila de procedimen­tos de imigração, mas não encerra a política de “tolerância zero” que exige processos contra imigrantes que atravessem a divisa ilegalment­e. Trump tem apoio no Legislativ­o. No Congres- so, parlamenta­res republican­os já disseram que a Câmara dos Deputados provavelme­nte rejeitará dois projetos de lei contrários à prática de separar famílias, uma vez que a Casa tem maioria republican­a.

Gafe?

O anúncio de Trump ocorreu no momento em que sua mulher, a primeira-dama, Melania Trump, visitava um centro de detenção de fronteira do Texas onde crianças estão sendo detidas. Ao embarcar de volta, Melania usou uma jaqueta em que, nas costas, se lia, em inglês: “Na verdade, eu não me importo. E você?”.

 ?? | K.LAMARQUE/REUTERS ?? Melania Trump e a jaqueta polêmica ao embarcar de volta
| K.LAMARQUE/REUTERS Melania Trump e a jaqueta polêmica ao embarcar de volta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil