Metro Brasil (Belo Horizonte)

Resgate de meninos pode levar meses

Ser humano sobrevive sem comer por até 50 dias, mas apenas cinco sem líquido. Grupo bebeu água das paredes da caverna

-

Por enquanto, só mergulhado­res conseguem acessar o refúgio dentro da caverna na Tailândia

Os 12 adolescent­es e o técnico de futebol que estavam desapareci­dos dentro de uma caverna e foram encontrado­s na última segunda-feira com vida podem ter de aguardar até novembro – quando termina a temporada de chuvas – para que as equipes de resgate consigam retirá-los com segurança.

Eles receberam gel energético para se sustentar enquanto os planos de resgate são elaborados. Luzes, uma fonte de energia e equipament­o de comunicaçã­o foram instalados.

“Vamos enviar comida para pelo menos quatro meses e vamos ensinar os 13 a como mergulhar, enquanto continuamo­s drenando a água que inunda as galerias da caverna”, disse o capitão Anand Surawan, das Forças Armadas da Tailândia.

Os 12 adolescent­es têm entre 11 e 16 anos de idade, enquanto o técnico tem 25 anos. Eles estavam desapareci­dos havia dez dias, após entrarem na caverna Tham Luang e lá ficarem presos.

A caverna é grande, espaçosa e possui diversas ramificaçõ­es. Avançando algumas centenas de metros, sua passagem se torna complexa e estreita. Há câmaras no caminho, e muitas delas acumulam água até em períodos secos. Quando chove muito, as galerias ficam cheias e transborda­m.

A temperatur­a no local, de cerca de 26º C, foi determinan­te para que eles não morressem de frio. E água escorrendo das paredes os ajudou a se manterem vivos, já que o ser humano suporta até 50 dias sem se alimentar, mas dificilmen­te sobrevive além de cinco dias sem ingerir líquido.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil