Metro Brasil (Belo Horizonte)

INIMIGO oculto oculto

Informação é a melhor arma contra a leucemia, doença de causas ainda desconheci­das que deve afetar em 2018 cerca de 10.800 pessoas, segundo o Inca

-

Não se sabe quais são as causas e, por isso mesmo, também não há como se prevenir, mas a leucemia no Brasil é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. E o mais comum entre as crianças. Somente em 2018, cerca de 10.800 pessoas serão diagnostic­adas com a doença, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Os contornos do proble- ma reforçam a relevância da campanha Junho Laranja que alerta para a importânci­a do diagnóstic­o precoce. “É muito importante para os desfechos dos tratamento­s. Informar e conscienti­zar é a melhor forma de ajudar”, afirma Merula Steagall, presidente da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia).

“Tratar em um centro de referência, com especialis­tas com ampla experiênci­a no tratamento das leu- cemias também é crucial”, completa. É também importante que paciente e família participem das decisões a respeito do tratamento proposto”, orienta a presidente da Abrale.

“Dos cânceres do sangue, a leucemia é um dos mais conhecidos”, afirma Sandra Loggetto, onco-hematologi­sta da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). “Acontece quando os glóbulos brancos perdem a função de defesa e passam a se produzir de maneira descontrol­ada”.

A médica explica que tudo começa na medula óssea, líquido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos e que produz os componente­s do sangue: hemácias (ou glóbulos vermelhos, responsáve­is pelo oxigênio de nosso organismo), leucócitos (ou glóbulos brancos, que combatem as infecções) e plaquetas (responsáve­is pela coagulação do sangue, evitando hemorragia­s).

 ?? FOTOS: PEXELS ?? Leucemia é o câncer mais comum entre crianças
FOTOS: PEXELS Leucemia é o câncer mais comum entre crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil