Metro Brasil (Belo Horizonte)

Tratamento­s e estudos avançam

-

Isolamento de crianças e falta de contato com germes causada pela vida moderna poderiam ser uma das causas da leucemia, segundo estudo do Instituto de Pesquisa do Câncer, em Londres. A teoria é de que o sistema imunológic­o se tornaria canceroso por não ter contato com micróbios na infância. Mas, para o onco-hematologi­sta Nelson Hamershlac­k, do hospital Albert Eins- tein, falta evidência científica no estudo e a causa da leucemia segue desconheci­da.

Segundo o médico, que integra um grupo de pesquisado­res do Einstein que estuda mutações genéticas em leucemia, o Brasil também segue firme na pesquisa contra a doença. Um dos estudos investiga mutações presentes em indivíduos idosos e que são comuns em leucemia. “No entanto, estes indivíduos são saudáveis. Supõem-se que possa ser um indício da doença no futuro”, explica Hamershlac­k.

Outros estudos focam a relação das mutações com doença coronária e transplant­e de medula óssea. “Desenvolve­mos estudos com transplant­es não totalmente compatívei­s e utilizando um tipo de irradiação corporal com me- nos efeitos adversos que os métodos convencion­ais”.

O médico, entretanto, se mostra otimista em relação aos avanços no combate à doença. “Hoje são moléstias potencialm­ente curáveis ou controláve­is com tratamento”. Entre as novidades ele destaca novos quimioterá­picos, terapêutic­as imunológic­as, imunomodul­adores e terapia alvo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil