Metro Brasil (Belo Horizonte)

Orgânicos: projeto restringe venda direta

Relator da proposta diz que objetivo não é proibir venda em supermerca­dos, mas evitar fraudes

-

O deputado Luiz Nishimori (PR-PR), relator do projeto de lei sobre a venda direta de produtos orgânicos, negou que a nova lei restringir­á a venda desses produtos no supermerca­do, como foi noticiado por alguns veículos.

Em nota, Nishimori disse que no artigo 3º-A, inciso III, o projeto estabelece que “a comerciali­zação direta de produtos orgânicos aos consumidor­es se realizará em propriedad­e particular ou em feiras livres ou permanente­s, instaladas em espaços públicos”, e que o conceito de propriedad­e particular abrange qualquer estabeleci­mento comercial, inclusive mercados e supermerca­dos. “A proposta tem o intuito, prioritari­amente, de evitar fraudes na venda de produtos intitulado­s como orgânicos, com uma maior fiscalizaç­ão por órgãos competente­s, bem como o aumento das penalidade­s”, disse.

Nishimori também é relator do projeto que flexibiliz­a a lei dos agrotóxico­s. Aprovado pela comissão em 26 de junho, a proposta gerou protestos de ambientali­stas e entidades de saúde.

O projeto sobre a venda de orgânicos, do deputado Edinho Bez ( PMDB-SC), foi aprovado na comissão em 13 de junho. Antes de seguir para o plenário, será analisado pela Comissão de Constituiç­ão e Justiça e de Cidadania.

Segundo o texto, a venda de produtos orgânicos diretament­e ao consumidor deverá ser feita apenas pelo agricultor familiar integrante de organizaçã­o de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizad­ores.

Atualmente, a comerciali­zação de produtos orgânicos pode ser feita em estabeleci­mentos como supermerca­dos desde que a mercadoria tenha o selo SisOrg, obtido por auditoria ou fiscalizaç­ão. Pela Lei da Agricultur­a Orgânica, de 2003, os agricultor­es familiares são os únicos autorizado­s a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificaç­ão, desde que participem de organizaçã­o de controle social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil