Metro Brasil (Belo Horizonte)

DAVID UIP

-

O infectolog­ista David Uip, ex- secretário da Saúde de SP e diretor da Faculdade de Medicina do ABC, disse que considera as campanhas na internet contra a vacinação atos “criminosos”. Veja trechos da entrevista à BandNews FM.

A que se pode atribuir esses surtos atuais?

Nós estamos tendo um aumento no número de casos [de sarampo] , ainda pontual, mas isso mostra que as pessoas não foram vacinadas, o que é inaceitáve­l. Ainda adiciono a isso o fato de que há campanhas na internet contra a vacinação, o que acho um ato criminoso. Você tem uma vacina assim eficaz e segura, como é que as pessoas são desestimul­adas a fazê-la [tomá-la]?

Quem não se lembra se tomou a vacina pode se vacinar? Quem pode receber a dose?

Quando o indivíduo teve o sarampo, ele está definitiva­mente imunizado e não terá o sarampo em hipótese nenhuma. Se ele foi vacinado, tem que fazer o esquema total, inclusive as vacinas de reforço. Agora, aquele indivíduo que não lembra, neste momento é melhor vacinar. Sarampo é uma doença que pode ser muito grave, inclusive, e especialme­nte, em adultos. Ela é muito sintomátic­a, os sintomas são exuberante­s, e as complicaçõ­es existem.

No adulto é realmente pior do que em crianças?

No adulto é muito mais grave. Mas hoje você tem vacina protetora segura que dá a proteção por muito tempo, então não há o que se discutir. Tem que refazer os programas de vacina, temos que voltar a falar de sarampo, de poliomieli­te. Olha a febre amarela… ninguém mais fala sobre ela, e a febre amarela ainda não acabou, nós estamos com um número de casos consideráv­el no Brasil, em São Paulo, no litoral, então nós não podemos arrefecer os cuidados com essas doenças prevenívei­s com vacinas.

 ?? CHARLES SHOLL/RAW IMAGE/FOLHAPRESS ??
CHARLES SHOLL/RAW IMAGE/FOLHAPRESS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil