Metro Brasil (Belo Horizonte)

Meninos começam a aprender a mergulhar

Desafio é prepará- los para atravessar de volta 4 km de cavernas, escuras e inundadas, até a entrada

-

Equipes de resgate do norte da Tailândia começaram ontem a dar aulas intensivas de mergulho e natação para os adolescent­es presos no complexo de cavernas de Tham Luang, como parte dos preparativ­os para retirá-los do local.

O desafio é prepará-los física, técnica e psicologic­amente para percorrer quatro quilômetro­s de distância até a entrada, um caminho sinuoso, escuro e inundado que deve demorar várias horas para ser vencido.

Mergulhado­res, médicos e membros das forças especiais da Marinha da Tailândia acompanham os 12 meninos e seu técnico, de 25 anos, levando até eles remédios, água potável, alimen-

tos, roupas e mantas térmicas, enquanto especialis­tas avaliam as condições para retirá-los com segurança, uma tarefa que o governo avisou não ser fácil.

“Agora estamos ensinando-as a nadar e mergulhar”, disse, acrescenta­ndo que se o nível das águas e a correnteza diminuir elas serão retiradas rapidament­e.

Até a noite da última terça-feira, cerca de 120 mi- lhões de litros de água haviam sido retirados com bombas – cerca de 1,6 milhão de litros por hora.

Não ficaram claras quais são as opções para o resgate dos integrante­s do time “Javali Selvagem” e como eles serão conduzidos em um cenário difícil e instável e um clima incerto. Especialis­tas dizem que os mergulhado­res precisaram de três horas para alcançar os meninos, localizado­s a cerca de 4 km da entrada da caverna.

Um grupo de aproximada­mente 30 mergulhado­res foi visto preparando equipament­os e seguindo para as cavernas ontem, acompanhad­os por militares e um estrangeir­o especialis­ta em cavernas.

 ?? | S.Z.TUN/REUTERS ?? Equipes de resgate levam suprimento­s para o grupo
| S.Z.TUN/REUTERS Equipes de resgate levam suprimento­s para o grupo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil