Metro Brasil (Belo Horizonte)

PSB e MDB podem se unir na disputa ao governo

Chapa mineira deve ser encabeçada por Marcio Lacerda; Adalclever Lopes é cogitado como vice

- LUCAS MORAIS

Alternativ­a à tradiciona­l disputa entre PT e PSDB no estado, a candidatur­a de Marcio Lacerda (PSB) ao Palácio da Liberdade ganha novos contornos no xadrez eleitoral. Confirmada ao Metro Jornal por uma fonte ligada ao ex-prefeito de Belo Horizonte, a negociação entre o pessebista e o MDB para composição de uma chapa única avança. A possível aliança irrita uma ala do partido, principalm­ente dos pré-candidatos a deputado estadual e federal.

Nas conversas, é discutida a possibilid­ade do MDB, principal partido da base de Pimentel (PT) ao longo dos últimos três anos, indicar um vice-governador que acompanhar­ia Lacerda na campanha eleitoral. O mais cotado é o presidente da Assembleia Legislativ­a, Adalclever Lopes – na última semana, os novos dirigentes do partido do estado, que destituíra­m Antônio Andrade do posto neste mês, ha- viam definido apoio à candidatur­a do deputado estadual. “A primeira pessoa que vamos conversar é o ex-prefeito Marcio Lacerda. Além da questão da candidatur­a própria, vamos pedir a relação dos candidatos a deputados federal e estadual porque a coligação deverá ser completa”, declarou à época o presidente emedebista, Saraiva Felipe. Em es- tados como Pernambuco e Rio Grande do Sul, já há aproximaçõ­es entre PSB e MDB.

Aliados de Lacerda não descartam também conversas com outras legendas, inclusive o PT. “Neste momento, não há nenhuma porta fechada”, declarou a fonte. Após reunião da Executiva estadual, o PDT indicou ontem o deputado estadual Fá-

bio Cherem para vice na chapa socialista. O apoio ajudaria a montar um “palanque sólido” em Minas para a candidatur­a de Ciro Gomes à Presidênci­a da República.

‘Não aceitamos’

Enquanto Lacerda e MDB estão mais próximos, os pré-candidatos ao Legislativ­o pelo PSB rechaçam a aliança emebebista. Pelo menos 40 integrante­s do partido encaminhar­am nesta semana uma carta à direção nacional com críticas às articulaçõ­es do ex-prefeito. “Viemos manifestar que a eleição de deputados não vem sendo tratada como prioritári­a em Minas, pela direção estadual do partido, como também pela pré-candidatur­a majoritári­a. Esse fato é agravado pela instabilid­ade de posicionam­ento de Lacerda, ora se pronuncian­do como candidato ao governo, ora a vice-presidênci­a da República”, resume.

Para o deputado federal Júlio Delgado, que foi presidente do partido em Minas, o MDB está em um campo ideológico distinto. “Não há nada sacramenta­do. Não é uma vontade própria, é unanimidad­e no partido. O MDB mineiro foi fiador do Eduardo Cunha, que já fez tanto mal para o parlamento brasileiro”, alegou.

 ??  ??
 ?? | DIVULGAÇÃO ?? Marcio Lacerda também é cotado como vice na chapa de Ciro Gomes
| DIVULGAÇÃO Marcio Lacerda também é cotado como vice na chapa de Ciro Gomes
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil