Metro Brasil (Belo Horizonte)

População atingirá auge em 2047

-

Segundo a projeção do IBGE, a população brasileira – hoje em 208,5 milhões – crescerá em ritmo cada vez mais lento pelos próximos 30 anos e chegará ao ápice em 2047: seremos 233,23 milhões. A partir desse ano, se a estimativa se confirmar, o número de mortes no país superará o de nascimento­s, e passaremos a perder habitantes.

Na última projeção do IBGE, em 2013, a expectativ­a era de que chegássemo­s ao auge da população em 2043, quatro anos antes do que aponta o cálculo atual. O mo- tivo da revisão foi a taxa de fecundidad­e: as mulheres vêm tendo cada vez menos filhos, mas a queda tem sido menos intensa do que o IBGE previa em 2013. Como nasceram mais bebês do que o esperado, o início do declínio da população virá mais tarde.

Segundo o IBGE, a taxa de fecundidad­e é o índice que melhor expõe as diferenças internas do país. “No Norte e no Nordeste a fecundidad­e tem caído, mas de forma menos intensa do que esperávamo­s. Já no Sul e no Sudeste temos um freio de mão nos nascimento­s, que é a postergaçã­o da idade em que as mulheres têm filhos. É um movimento que se viu em outros países: a mulher passa mais tempo na escola, entra para o mercado de trabalho, atinge a estabilida­de e só depois tem filho”, analisa Tadeu Oliveira, do IBGE.

Hoje o Brasil tem uma média de 1,77 filho por mulher e a idade média da fecundidad­e é de 27,15 anos. No Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste a idade média está na casa dos 26 anos, e no Sul e no Sudeste, na dos 27.

 ?? | JAÉLCIO SANTANA/FORÇA SINDICAL ?? Previdênci­a é discutida por analistas
| JAÉLCIO SANTANA/FORÇA SINDICAL Previdênci­a é discutida por analistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil