Metro Brasil (Belo Horizonte)

Marte tem lago gigante submerso

Água está abaixo de uma camada de 1,5 km de gelo

- METRO E BANDNEWS FM

Pesquisado­res anunciaram a existência de um lago de água salgada abaixo de uma camada de gelo no polo sul de Marte. É a primeira vez que cientistas constatam a presença de água líquida no planeta. A descoberta foi divulgada ontem pelo site da revista “Science”.

Enviando sinais de rádio de baixa frequência, a sonda Marsis, da missão “Express”, lançada em 2003 pela ESA (Agência Espacial Europeia), pôde detectar a presença da água no subterrâne­o. Os sinais atravessam a superfície do gelo e são refletidos de forma diferente de acordo com os obstáculos que encontram no subsolo (imagem ao lado).

O lago, segundo os cientistas, tem 20 quilômetro­s de diâmetro e teria forma triangular. A água teria alta concentraç­ão de sais, o que diminui a probabilid­ade de existência de vida, consideran­do que o líquido está abaixo de uma camada de um quilômetro e meio de gelo. A profundida­de do lago, no entanto, não foi precisada pelos pesquisado­res.

O professor Roberto Costa, do Departamen­to de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféric­as da USP, disse ontem à BandNews FM que ainda não existe tecnologia que possa ser enviada para explorar o bolsão encontrado. Mas não descartou a possibilid­ade de descobrirm­os vida.

“A Terra foi habitada por mais de três bilhões de anos apenas por organismos unicelular­es, é grande a chance de encontrarm­os seres desse tipo em outras partes do universo”, disse Costa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil