Metro Brasil (Belo Horizonte)

51º Festival de Brasília renova sua vocação política na telona

- BRUNO BUCIS

Foram anunciados na segunda-feira os 21 filmes, nove longas e 12 curta-metragens que participar­ão das mostras competitiv­as da 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Os selecionad­os reforçam a vocação do evento de abordar temas políticos e atuais na telona.

Havia uma perspectiv­a de criar-se uma terceira mostra competitiv­a, privilegia­ndo os filmes experiment­ais, mas ela não se confirmou e deve figurar entre as paralelas – sem premiação –, que serão anunciadas em 8 de agosto, com a programaçã­o completa.

Entre os destaques da programaçã­o deste ano está o documentár­io “Bixa Travesty”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (SP), que acompanha o cotidiano da rapper travesti Linn da Quebrada e que foi exibido durante o Festival de Berlim neste ano.

Também foi seleciona-

da a coprodução entre Brasil, Colômbia e França “Los Silencios”, com direção de Beatriz Seigner, ficção sobre o preconceit­o enfrentado por uma jovem indígena na Amazônia. O filme foi exibido em mostras paralelas durante o Festival de Cannes – as duas produções fazem suas estreias no Brasil aqui.

Entre os nove longas selecionad­os há ainda “New Life S.A.”, de André Carvalheir­a, do DF. “É uma honra fazer parte do mais importante festival do cinema brasileiro”, disse o diretor em uma carta de agradecime­nto à indicação.

Chama a atenção entre os indicados a presença de “Ilha”, de Ary Rosa e Glenda Nicácio (BA), os mesmos diretores de “Café Com Canela”, filme que levou vários troféus do festival no ano pas- sado. André Novais Oliveira, diretor mineiro de “Ela Volta na Quinta”, destaque da 47º edição, que apresentar­á neste ano “Temporada”.

Completam a lista: “Bloqueio”, de Quentin Delaroche e Victória Álvares (PE); “Luna”, de Cris Azzi (MG); “A Sombra do Pai”, de Gabriela Amaral Almeida (SP); e “Torre das Donzelas”, de Susanna Lira (RJ).

 ?? FOTOS:DIVULGAÇÃO ?? ‘Los Silencios’, de Beatriz Seigner (SP), ficção com coprodução francesa e colombiana
FOTOS:DIVULGAÇÃO ‘Los Silencios’, de Beatriz Seigner (SP), ficção com coprodução francesa e colombiana
 ??  ?? ‘Bixa Travesty’, documentár­io de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (SP)
‘Bixa Travesty’, documentár­io de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (SP)
 ??  ?? ‘Temporada’, de André Novais Oliveira (MG), diretor que participou do evento em 2014 e 2017
‘Temporada’, de André Novais Oliveira (MG), diretor que participou do evento em 2014 e 2017
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil