Metro Brasil (Belo Horizonte)

Kiev Ballet faz em BH apresentaç­ão única

Renomada companhia ucraniana encena hoje as obras clássicas ‘Dom Quixote’ e ‘Paquita’

-

O Balé da Ópera Nacional da Ucrânia, Kiev Ballet, considerad­a uma das melhores companhias de dança do mundo, desembarca hoje em Belo Horizonte para uma apresentaç­ão única no Palácio das Artes.

Em cena, o grupo traz a interpreta­ção de dois grandes clássicos da artes: “Dom Quixote” e “Paquita”.

A escolha das coreografi­as tem motivo. “Já as interpreta­mos há bastante tempo, são obras clássicas do balé, mas achamos que agradaria trazê- las ao público latino, por serem vibrantes e animadas”, conta o gerente da turnê, Ruslan Bentsianov.

Depois da capital mineira, a companhia segue ainda para São Paulo e Rio de Janeiro.

Balé tradiciona­l

Com 38 integrante­s, a companhia ucraniana é referência mundial do balé, e entre as principais menções e reconhecim­entos ao grupo está a Estrela de Ouro, maior prêmio da Academia Francesa de Dança.

E de onde vem tanto sucesso? De uma identidade original e de muito trabalho.

“Sempre falamos que cada companhia tem sua assi- natura, imagine que o Kiev Ballet tem 151 anos de tradição, temos nossa assinatura, nossa fórmula, somos muito dedicados e tentamos melhorar sempre”, justifica o profission­al.

Clássicos no palco

As duas grandes obras em cena serão apresentad­as pelos mesmos bailarinos, com alterações apenas nos solistas.

Dom Quixote traz a narrativa dos personagen­s Kitri e Basilio, que tem como caracterís­tica os traços hispânicos com seus animados cavaleiros, indo totalmente contra a políti- ca de seu país de origem, a Rússia.

Por outro lado, “Paquitá” tem origem na Ópera de Paris, em 1 de abril de 1846 , por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus.

A obra sempre faz sucesso pelos lugares por onde passa devido as suas alegres danças espanholas. A história tem como ponto central o personagem Estão, que realiza os preparativ­os para uma festa que Dom Lopez oferecerá ao general francês. No baile, acontecime­ntos inusitados roubam a cena.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Grupo é mundialmen­te respeitado
DIVULGAÇÃO Grupo é mundialmen­te respeitado
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil