Metro Brasil (Belo Horizonte)

Prédio do curso de Direito da UFMG em más condições

Estudantes denunciam problemas estruturai­s no edifício; janelas da unidade correm o risco de cair

- METRO BH COM BANDNEWS FM

Há três meses os alunos da Faculdade de Direito e Ciências da UFMG, localizada na avenida João Pinheiro, no Centro de Belo Horizonte, alertam para sérios problemas de infraestru­tura na unidade. Entre eles, o mais grave está no edifício Vilas Boas, que abriga as turmas de pós-graduação, onde os vidros das janelas correm o risco de cair.

Os problemas de estrutura vêm sendo denunciado­s pelos alunos por meio do CAAP (Centro Acadêmico Afonso Pena), principal representa­ção estudantil da faculdade. “Marcamos uma festa em junho, que seria realizada no pátio externo conhecido por Território Livre. A diretoria marcou uma reunião com a gente para explicar que não poderia pelo risco de queda dos vidros da janela do prédio da pós. Semanas depois, o pátio foi interditad­o e está até hoje”, relata Victória Al- buquerque, presidente da entidade. O Território Livre é o principal espaço de convivênci­a da unidade, palco de atividades acadêmicas e culturais.

A representa­nte dos estudantes afirma que a medida é necessária, mas paliativa. “Não resolve o problema. Os vidros vão continuar com risco de cair, tanto no interior da faculdade como nas ruas do entorno, o que, inclusive, já aconteceu”, denuncia.

Victória completa que não há previsão para resolução do problema. “Nós procuramos a diretoria para saber como anda a situação e, pelo que me disseram, é impossí- vel ter obras por enquanto”, comenta a estudante.

O que diz a UFMG

Em nota, a Faculdade de Direito e Ciências da UFMG afirma já ter encaminhad­o todas as demandas de reforma do edifício para a reitoria da universida­de e o processo de licitação, inclusive, já chegou a ser aprovado. No entanto, o início das obras depende do parecer da Advocacia Geral da União. Segundo a representa­nte dos estudantes, a diretoria afirmou que instalará telas para proteger a fachada do prédio e evitar, temporaria­mente, que os vidros caiam.

A representa­ção estudantil confirma que dois laudos de engenheiro­s – um de 2009 e outro de 2016 – já alertavam sobre os problemas de estrutura da unidade.

Na mira da CMBH

No início deste mês, o assunto foi pauta da Comissão de Educação da Câmara Municipal de BH. Representa­ções estudantis estiveram presentes na sede do Legislativ­o Municipal para denunciar a situação – que se torna um problema de toda a cidade a partir do momento em que há risco de queda de vidro em vias públicas. Os parlamenta­res da comissão prometeram apoio na pressão pela realização das obras na unidade de BH.

 ?? | LUCAS BRAGA/UFMG ?? Faculdade de Direito e Ciências da UFMG
| LUCAS BRAGA/UFMG Faculdade de Direito e Ciências da UFMG
 ?? | GUSTAVO RIBEIRO/DIVULGAÇÃO ?? Território Livre interditad­o
| GUSTAVO RIBEIRO/DIVULGAÇÃO Território Livre interditad­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil