Metro Brasil (Belo Horizonte)

Receita enviará carta para 22 mil suspeitos de sonegação

-

A Receita Federal enviará cartas a 22.299 contribuin­tes com suspeita de sonegação fiscal. O total de indícios de sonegação para o período de setembro de 2013 a dezembro de 2017 é de aproximada­mente R$ 1,6 bilhão. Segundo a Receita, foram encontrada­s inconsistê­ncias entre informaçõe­s prestadas por empresas na Guia de Recolhimen­to do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e de Gfip (Informaçõe­s à Previdênci­a Social) e as apuradas pela fiscalizaç­ão.

Se as inconsistê­ncias forem confirmada­s, os contribuin­tes terão que encaminhar Gfip retificado­ra e efetuar o recolhimen­to das diferenças de valores de Contribuiç­ão Previdenci­ária, com acréscimos legais.

“Os indícios constatado­s no referido projeto surgiram a partir do cruzamento de informaçõe­s eletrônica­s, com o objetivo de verificar a regularida­de do cumpriment­o das obrigações previdenci­árias, relativas à contribuiç­ão patronal destinada ao financiame­nto dos benefícios concedidos em razão do grau de inci- dência de incapacida­de laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho (Gilrat), incidentes sobre a remuneraçã­o paga aos segurados empregados”, diz a Receita, em nota.

Acrescenta que mesmo as empresas que não receberem as cartas, ao identifica­r equívoco na prestação de informaçõe­s ao Fisco, podem também fazer a autorregul­arização, evitando, assim, autuações com multas que chegam a 225%, além de representa­ção ao Ministério Público Federal por crimes de sonegação fiscal, entre outros. O procedimen­to pode ser feito até o próxi- mo dia 31 de outubro.

As inconsistê­ncias encontrada­s pelo Fisco, bem como orientaçõe­s para a autorregul­arização, podem ser consultada­s na carta enviada pela Receita Federal para o endereço cadastral constante do sistema de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

A Receita informa ainda que, para confirmar a veracidade das cartas enviadas, foi encaminhad­a mensagem para a caixa postal dos contribuin­tes, que podem ser acessadas por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendiment­o ao Contribuin­te).

 ?? | REPRODUÇÃO ?? Multas poderão chegar a 225% do valor sonegado
| REPRODUÇÃO Multas poderão chegar a 225% do valor sonegado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil