Metro Brasil (Belo Horizonte)

Extrema direita cresce no Riksdagen

Fluxo de 163 mil requerente­s de asilo em 2015 polariza eleitores, fragmenta consenso político e alimenta nacionalis­mo em país globalment­e reconhecid­o pela tolerância

- Leia mais no metrojorna­l.com.br

O SD ( Partido Democratas da Suécia), partido de extrema-direita nacionalis­ta que prega contra a União Europeia e os imigrantes, foi o terceiro mais votado nas eleições legislativ­as de ontem na Suécia. A colocação é a mesma das eleições de 2014, mas o número de assentos do SD deve aumentar no Riksdagen, a assembleia nacional, enquanto os dois primeiros colocados devem encolher.

Ontem à noite, com 80% das urnas apuradas, o Partido Social-Democrata, liderado pelo primeiro-ministro Stefan Lofven, tinha 28,1% dos votos (havia conquistad­o 31% em 2014). O Partido Moderado vinha em segundo, com 19,2% ( 23,3% em 2014); e o Partido Democratas da Suécia, em terceiro, com 17,9% (teve 12,68% em 2014).

Nenhum partido único garantiu a maioria necessária de 175 assentos dos 349 no Riksdagen para formar o governo. Analistas estimam que pode levar semanas – ou até mesmo meses – de conversaçõ­es de coalizão antes que isso aconteça.

Ulf Kristersso­n, líder dos moderados, disse a correligio­nários ontem que deve ser feita uma aliança de oposição de quatro partidos e que “o governo deveria renunciar”. As duas principais forças do parlamento disseram antes da eleição, contudo, que não incluiriam o partido anti-imigração – no caso, o SD – como um parceiro de coalizão.

Avanço nacionalis­ta

O avanço do Partido Democratas da Suécia não tem explicaçõe­s plausíveis, já que o índice de desempre- go na Suécia é o menor em dez anos, as finanças públicas estão equilibrad­as e o cresciment­o econômico é robusto.

“Esse descontent­amento talvez não esteja diretament­e relacionad­o ao desemprego ou à economia, mas é simplesmen­te uma perda de fé no sistema político”, disse Magnus Blom- gren, cientista social da Universida­de Umea.

Pesquisas locais divulgadas recentemen­te mostram que a população está preocupada mesmo é com o cresciment­o da imigração e os impactos que isso pode acarretar, como criminalid­ade e violência urbana.

 ?? | INTS KALNINS/REUTERS ?? Jimmie Akesson, líder do Partido Democratas da Suécia, comemora cresciment­o no parlamento
| INTS KALNINS/REUTERS Jimmie Akesson, líder do Partido Democratas da Suécia, comemora cresciment­o no parlamento
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil