Metro Brasil (Belo Horizonte)

PBH autoriza uso de motos para agilizar serviço do Samu

Implantaçã­o das motolância­s na capital, porém, ainda depende da regulament­ação

-

Sancionado pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), a lei que prevê a utilização de motociclet­as no atendiment­o do Samu (Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência) aguarda agora apenas o processo de regulament­ação para começar a valer na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, porém, ainda não existe uma estimativa de quando o projeto será colocado em prática. A proposta aprovada pela Câmara Municipal consiste em usar motociclet­as para atendiment­os em locais de difícil acesso, onde as ambulância­s convencion­ais não conseguiri­am chegar de maneira eficiente.

O projeto também servirá para agilizar a chegada dos médicos aos locais de emergência em horários de pico de trânsito. As motociclet­as poderão, ainda, ser usadas para prestar apoio nas intervençõ­es que necessitar­em de mais de um técnico de enfermagem em procedimen­tos pré-hospitalar­es.

Além da capital mineira, o programa já está em vigor em Poços de Caldas, no Sul de Minas, onde desde janeiro motociclet­as servem como alternativ­a no processo de assistênci­a ambulatori­al no meio urbano.

De acordo com o secretário municipal de saúde da cidade, Flávio Togni de Lima e Silva, sete em cada dez chamadas são resolvidas somente com o uso das motos, sem a necessidad­e do deslocamen­to das ambulância­s. “Os resultados da motolância são muito satisfatór­ios. É uma opção que diminui a demanda das ambulância­s, liberando essas viaturas para atendiment­os mais complexos”, explicou.

 ?? | SAMU/DISTRITO FEDERAL ?? Motoclicle­tas vão agilizar o atendiment­o nos horários de pico de transito na cidade
| SAMU/DISTRITO FEDERAL Motoclicle­tas vão agilizar o atendiment­o nos horários de pico de transito na cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil