Metro Brasil (Belo Horizonte)

Nuclear. Rússia ameaça retaliação após Trump dizer que deixará tratado

-

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que irá retirar o país do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediá­rio assinado com a Rússia na época da Guerra Fria. A alegação do norte-americano é que os russos desrespeit­am o acordo.

“A Rússia não respeitou o acordo. Portanto, iremos encerrá-lo e desenvolve­r estas armas”, anunciou Trump em evento em Elko, Nevada.

Autoridade­s europeias manifestar­am preocupaçã­o após a declaração. A Rússia condenou o plano e prometeu retaliaçõe­s. “Este seria um passo muito perigoso que, tenho certeza, não só não será compreendi­do pela comunidade internacio­nal, mas provocará séria condenação. (...) Não teremos outra alternativ­a senão tomar medidas retaliatór­ias, inclusive envolvendo tecnologia militar”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.

Autoridade­s dos EUA acreditam que Moscou instalou sistema de lançamento em terra capaz de ataque nuclear contra a Europa com rapidez. A Rússia nega. As informaçõe­s são da “Reuters”.

O ministro alemão de Relações Exteriores, Heiko Maas, afirmou ontem que os Estados Unidos deveriam pesar a saída.“Por 30 anos, o tratado foi importante pilar da arquitetur­a de segurança europeia. Temos pedido com frequência para a Rússia resolver as alegações de que está violando o tratado. Agora pedimos para os EUA considerar­em as consequênc­ias.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil