Metro Brasil (Belo Horizonte)

2 em cada 10 poupadores pensam na aposentado­ria

Levantamen­to mostra que maioria das pessoas que guardam dinheiro destina reservas para possíveis imprevisto­s

-

Dois em cada dez (19%) brasileiro­s que pouparam alguma quantia em agosto separaram parte da renda pensando no momento de se aposentar. Embora pequeno, o número cresceu na comparação com janeiro deste ano (9%).

Outros 45% destinam as reservas para possíveis imprevisto­s, enquanto 28% fizeram reserva para garantir um futuro melhor da família, e 25%, para o caso de ficarem desemprega­dos. De acordo com o levantamen­to, o valor médio poupado foi de R$ 354.

Os dados são do Indicador de Reserva Financeira da CNDL (Confederaç­ão Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

O indicador também aponta que entre as principais formas de reserva financeira, a previdênci­a privada foi mencionada por 10% dos entrevista­dos, à frente de outros investimen­tos menos tradiciona­is, como Tesouro Direto (7%), CBD (5%), LCI (3%) e bolsa de valores (2%). No entanto, a velha caderneta de poupança ainda lidera o destino das reservas com folga (59%).

Já 18% afirmam deixar o dinheiro em casa, e outros 18% na conta corren- te, enquanto 10% aplicam em fundos de investimen­to. Para os que mantêm o dinheiro em casa, na conta corrente ou mesmo na poupança, 28% alegam desconhece­r outras opções de investimen­tos.

“Os números do levantamen­to revelam que a preocupaçã­o com a aposentado­ria começa a entrar no radar do poupador brasileiro, mas a principal motivação para a formação de reserva ainda são os imprevisto­s”, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil