Metro Brasil (Belo Horizonte)

Tirando os livros da mala

Ir fazer faculdade nos Estados Unidos é o sonho de muitos estudantes; para tudo dar certo, é preciso preparo e planejamen­to

-

Passar no vestibular no Brasil já não é tarefa fácil. Segundo dados do Ministério da Educação, em 2017, 8,3 milhões de matrículas foram realizadas no ensino superior. Apesar desse número ter aumentado mais de 50% do que eram os valores de dez anos atrás, 4 a cada 5 jovens entre 18 e 24 anos ainda estão fora das universida­des.

Para além dos desafios de se graduar por aqui, muitos estudantes planejam se qualificar no exterior. Para ajudar na empreitada, o professor Emílio Costa compilou a sua experiênci­a no livro “Como Ingressar numa Universida­de Americana” a partir do processo de inscrição de seu filho para diversas universida­des estadunide­n- ses em 2015. “Tinha planos desde cedo para que meu filho estudasse lá. Eu tive essa oportunida­de duas vezes e fiquei muito encantado com o que aprendi”.

De acordo com Tadeu Gualtieri, sócio da Exec, que presta consultori­a de recrutamen­to, o mercado tem bons olhos para os profission­ais que fazem uma graduação fora. Especialme­nte os diplomas das universida­des de ponta. Para o consultor, quem faz um investimen­to desse tamanho, além de ganhar um repertório multicultu­ral, acaba tendo uma visão mais ampla do mercado. Ele alerta ainda que estudos mostram que quem se forma no Estados Unidos sai com uma cabeça mais empreended­ora.

 ?? DADOS SÃO DO IIE (INSTITUTE OF INTERNATIO­NAL EDUCATION) ??
DADOS SÃO DO IIE (INSTITUTE OF INTERNATIO­NAL EDUCATION)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil