Metro Brasil (Belo Horizonte)

Não jogue com a vida

Campanha Novembro Azul de prevenção do câncer da próstata põe futebol no combate à doença

-

Você sabia que os homens vivem menos do que as mulheres? A diferença, estima-se, seja algo em torno de sete anos. E o motivo é bem simples: eles não se cuidam como elas. Uma das principais causas de morte é o câncer da próstata (depois do câncer de pele não-melanoma), segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Incorporar o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivo­s podem reduzir esses números. Promover essa mudança de comportame­nto é o principal objetivo da campanha Novembro Azul.

O tema deste ano, oitava edição da campanha, é “A vida não é um jogo”. A ideia é apropriar-se da linguagem dos campos de futebol e uma das novidades é o cartão azul. “É uma advertênci­a para a necessidad­e de realizar o exame de toque retal e o exame de sangue para medir o PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês) para diag- nosticar a doença o mais cedo possível”, conta Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, que lançou a campanha há quase uma década.

Segundo ela, esse será o ícone das ações que acontecerã­o em todo o país, em diversos eventos e também em partidas de futebol. “Amado e odiado entre os torcedores, o cartão assumirá uma função nobre, a de alertar para a importânci­a de ir ao médico e se cuidar”. Segundo ela, o apoio da mulher pode ser muito relevante, incentivan­do o companheir­o, pai, familiar ou amigo a fazerem seus exames preventivo­s.

 ?? IMAGE SOURCE/FOLHAPRESS ?? Homens com mais de 65 anos são os mais atingidos
IMAGE SOURCE/FOLHAPRESS Homens com mais de 65 anos são os mais atingidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil