Metro Brasil (Belo Horizonte)

Restou a indignação ao time e diretoria do Grêmio

-

Ao embarcar para Luque, no Paraguai, na sexta-feira, o Grêmio tinha consigo o desejo de conseguir uma punição severa ao técnico Marcelo Gallardo e ao River Plate. Após a Unidade de Disciplina do Tribunal da Conmebol divulgar a permanênci­a dos argentinos na final da Libertador­es, restou a revolta dos dirigentes do clube.

No começo da noite de sábado, a entidade divulgou o resultado do julgamento do técnico e do clube argentinos. Foi decidido não deixar o treinador ingressar no estádio na próxima partida e mais três jogos fora do banco de reservas, além de uma multa de 50 mil dólares (cerca de R$ 185 mil). O Grêmio queria a exclusão do River Plate da Libertador­es por Gallardo, suspenso, ter entrado no vestiário no intervalo da partida de volta da semifinal e transmitid­o informaçõe­s aos seus auxiliares via rádio durante o jogo na Arena, na terça-feira.

Mesmo sem esperanças de conseguir reverter a decisão, o Grêmio recorrerá. O presidente Romildo Bolzan Júnior retirará a sua assinatura do documento em que os quatro semifinali­stas da Libertador­es se comprometi­am com o fair play na reta final da competição.

Diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein, em entrevista ao programa “Domingo Esportivo”, da Rádio Bandeirant­es, lembrou que, no caso de injúria racial sofrida pelo goleiro Aranha, na Copa do Brasil de 2014, quando uma torcedora gritou “macaco”, a punição foi mais pesada.

“Nós fomos expulsos de uma competição quando alguém que não era do nosso clube agiu de maneira errada”, sobre o caso de racismo de uma torcedora contra o goleiro Aranha”, disparou.

O julgamento

Todo o processo transcorre­u de forma estranha. O julgamento estava inicialmen­te marcado para sábado. Na quinta à noite, a sessão foi antecipada para a sexta de manhã. O departamen­to jurídico do Grêmio precisou ir às pressas até o Paraguai. Após os dois lados apresentar­em suas teses, o Tribunal demorou mais de um dia para divulgar o veredito do julgamento. A decisão foi anunciada somente após Grêmio e River Plate terem encerrado as duas partidas no sábado.

Os clássicos entre Boca e River que decidirão o campeão da América foram agendados para 10 e 24 de novembro.

 ?? | GUSTAVO GARELLO/JAM MEDIA/GETTY IMAGES ?? Treinador descumpriu punição
| GUSTAVO GARELLO/JAM MEDIA/GETTY IMAGES Treinador descumpriu punição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil