Metro Brasil (Belo Horizonte)

Arte nas palafitas

Vigas de sustentaçã­o de prédios no Buritis vão receber intervençõ­es artísticas

-

Um dos mais conhecidos e requisitad­os bairros da capital mineira, o Buritis, na região Oeste, é famoso por seus prédios sustentado­s pelas enormes vigas de concreto. Para quem não conhece o lugar, o primeiro aspecto que salta aos olhos é a grande verticaliz­ação da área. Com o intuito de valorizar esse traço único do bairro, foi desenvolvi­do o projeto “Outros Território­s”, realizado pelo Vazio S/A, uma empresa especializ­ada na ocupação de espaços urbanos vazios. O plano é usar a área das vigas e palafitas para a construção de uma ocupação artística, com projeções de vídeo, horticultu­ra, paisagismo, pinturas, e outras expressões culturais.

O programa também busca criar um ambiente de debate sobre questões dos mais diversos âmbitos relativos à cidade. “Discussões inovadoras como essas estão na agenda dos mais atentos agentes culturais do século 21. É por isso que estamos entusiasma­dos por lançar uma plataforma de debates que será compartilh­ada por criadores e moradores do bairro e da cidade e que patrocinar­á uma nova mirada sobre o Buritis e seus meios urbanos que não estão sendo ulitizados no bairro”, afirma Carlos Teixeira, fundador do Vazio S/A.

Segundo a jornalista Paola Jardim Carvalho, uma das coordenado­ras da iniciativa, toda a ação é realizada em consenso com os moradores dos edifícios. “A ideia é que as exposições fiquem apenas por um período determinad­o. É algo efêmero, e não uma obra definitiva”, explicou a organizado­ra.

A empresa já atuou em ações semelhante­s no bairro, como o A.T ( Amnésias Topográfic­as), iniciativa em que foi encenado o espetáculo “Nômades”, ao lado do grupo mineiro de teatro Ar- matrux, que também utilizou as palafitas dos prédios para criar um palco para manifestaç­ão artística.

“Para mim qualquer obra com aspecto inacabado traz uma energia muito ruim para quem passa. Os espaços do bairro não devem ser usados só para a construção de edifícios, mas também para qualquer efeito visual que possa deixar a estética urbana mais agradável. A sensação que essas vigas passam é de abandono, e poder reutilizá-las para trazer uma arte que possa enaltecer e alegrar o dia das pessoas ou trazer qualquer tipo de dinâmica, é excelente”, afirma o universitá­rio Pedro Oliveira, de 23 anos, nascido e criado na região.

A previsão é de que as obras sejam instaladas em dez prédios localizado­s no bairro, nas ruas Cônsul Walter, Tereza Mota Valadares, Fidelis Martins e Maria Heilbuth Surette.

Como participar

Podem contribuir com a iniciativa, profission­ais ou estudantes – pessoa física ou jurídica –, atuantes nas áreas de arquitetur­a, artes visuais, paisagismo, design e artes performáti­cas. A proposta deve ser inscrita no portal do projeto (outrosterr­itorios.com. br), com uma estimativa de orçamento para a obra. As propostas que atenderem os requisitos serão disponibil­izadas no portal, e as finalistas vão ganhar exposição no Viaduto das Artes, na região do Barreiro, em 2019. Os premiados terão a chance de desenvolve­r seu projeto dentro de um orçamento de até R$ 20 mil.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 22 de janeiro, e o resultado será divulgado uma semana depois, no dia 29. A abertura da exposição e da mesa de debates ocorrem no primeiro trimestre de 2019.

 ?? ARQUIVO/VAZIO SA ?? Grupo de teatro na última edição do projeto
ARQUIVO/VAZIO SA Grupo de teatro na última edição do projeto
 ?? | ARQUIVO/ VAZIO SA ?? Grupo mineiro de teatro utilizou as vigas dos prédios como cenário para criação artística
| ARQUIVO/ VAZIO SA Grupo mineiro de teatro utilizou as vigas dos prédios como cenário para criação artística
 ?? | ARQUIVO/VAZIO SA ?? Atriz em cena durante o espetáculo “Nômades”
| ARQUIVO/VAZIO SA Atriz em cena durante o espetáculo “Nômades”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil