Metro Brasil (Belo Horizonte)

Na segunda prova do Enem, ausência é de 29%

-

Foi aplicada ontem em mais de 1,7 mil municípios a segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Foram 90 questões divididas entre matemática, física, química e biologia.

De acordo com o balanço final do Enem de 2018, divulgado em entrevista coletiva na noite de ontem, 1.610.681 candidatos inscritos (correspond­ente a 29,2% do total) faltaram no 2º dia de prova. Outros 66 foram eliminados por descumprir­em as regras do exame, informou a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is), Maria Inês Fini.

Na primeira prova, realizada domingo passado, a abstenção foi de 24,9% – menor índice de ausências desde 2009, quando o exame passou a ser aplicado em dois dias. Segundo o Inep, historicam­ente, o número de faltas é maior no segundo dia de prova do que no primeiro.

Mais tempo

Candidatos do Enem tiveram 30 minutos a mais para realizar o exame ontem por causa da divisão das disciplina­s, na última edição de 2017.

Professor de química do Colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), Michel Henry afirmou que a prova de química teve redução no número de questões que envolviam cálculos. “Das 19 perguntas, apenas três exigiam contas. Em outros anos, havia pelo menos seis”. A prova de matemática também apresen- tou menor dificuldad­e, mas demandou diversas contas. “Isso exigiu maior tempo em cada questão”, disse o professor de matemática e diretor de ensino da plataforma de educação SAS, Ademar Celedônio.

O gabarito oficial do Enem será divulgado na quarta-feira (14). O resultado deve ser publicado em 18 de janeiro de 2019.

 ?? | EDUARDO CARMIM/PHOTO PREMIUM/FOLHAPRESS ?? Cartazes de apoio para candidatos na capital
| EDUARDO CARMIM/PHOTO PREMIUM/FOLHAPRESS Cartazes de apoio para candidatos na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil