Metro Brasil (Belo Horizonte)

Israel e Gaza registram novos ataques aéreos; violência cresce

-

Mais de 80 foguetes foram disparados ontem da Faixa de Gaza contra o sul de Israel durante 20 minutos. Nas redes sociais, é possível ver imagens dos vários lançamento­s e de casas destruídas. Em resposta, a aviação israelense atacou objetivos “terrorista­s em toda a Faixa de Gaza”.

Pelo menos três atiradores palestinos foram mortos nos ataques aéreos, disseram facções palestinas. Aviões de guerra também destruíram as instalaçõe­s da televisão Al-Aqsa, do Hamas, segundo o Exército israelense.

No lado israelense da fronteira, o fogo palestino destruiu um ônibus, ferindo um soldado, e bombardeio­s atingiram várias casas, levando moradores a fugirem para abrigos, segundo autoridade­s.

A violência foi retomada em uma nova escalada no último domingo. Ao menos sete palestinos e um solda- do israelense morreram, além de dois comandante­s de uma ala militar do grupo Hamas, que controla Gaza.

Os confrontos começaram após o Hamas receber US$ 15 milhões doados pelo Qatar para pagar salários de julho de funcionári­os civis e amenizar a crise energética em Gaza.

A entrada do dinheiro só foi possível graças à autorizaçã­o de Israel. No entanto, há relatos – não confirmado­s – de que três palestinos conseguira­m furar um bloqueio durante a transação e entrar em Israel. Como retaliação, as forças israelense­s mataram Nour el-Deen Baraka, chefe do braço armado do Hamas.

 ?? | AHMED ZAKOT / REUTERS ?? Fumaça é vista em Gaza após ataque aéreo de Israel
| AHMED ZAKOT / REUTERS Fumaça é vista em Gaza após ataque aéreo de Israel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil