Metro Brasil (Belo Horizonte)

PBH promete para 2019 obras contra inundações

Segundo prefeito Kalil, projetos devem ser apresentad­os em no máximo 30 dias. Intervençõ­es, que podem começar no fim do primeiro semestre, foram anunciadas após três pessoas perderem a vida por causa do temporal da semana passada

- ANDRE KALIL, PREFEITO

Um grupo de trabalho especial ficará com a difícil missão de solucionar os problemas de inundações em dias de chuva na avenida Vilarinho, em Venda Nova. Na última quinta-feira, dia mais chuvoso do ano na capital, três pessoas morreram durante um forte temporal no local.

A criação do grupo será publicada hoje, através de um decreto. É o que garantiu o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), que fará parte da equipe ao lado do procurador-geral do município, Tomaz de Aquino, os secretário­s de Planejamen­to, André Reis, da Fazenda, Fuad Noman, de Obras, Josué Valadão e pelo presidente da Sudecap, Henrique Castilho. Eles vão coordenar e acompanhar os trabalhos para que em pelo menos 30 dias o pré-projeto das obras para contenção das chuvas esteja pronto. A previsão feita pelo prefeito é que a partir de julho de 2019 as obras sejam iniciadas.

Para essas intervençõ­es, o secretário Fuad Noman garante que não haverá limite de gastos. “Mesmo assim, se precisar de mais [recursos], já existem algumas instituiçõ­es financeira­s que vão nos apoiar quando existir o projeto”, explicou.

O grupo será liderado por Henrique Castilho, que detalhou a intenção de contratar, de forma emergencia­l e sem licitação, uma empresa de engenharia que desenvolva o projeto e execute as obras. “A desculpa de que morreu gente porque choveu muito chegou ao limite. As obras começam no máximo em julho”, disse.

Além disso, a PBH deve publicar hoje outro decreto declarando situação de emergência nas áreas afetadas pelos desastres decorrente­s das chuvas registrada­s no município.

“Essa não é uma tarefa fácil, mas definitiva­mente nós resolvemos que nessa prefeitura, com muita luta e muita economia que é feita, nós não vamos resolver problema de inundação e de morte com sirene. Nós vamos resolver com máquina e intervençã­o”

Corpo encontrado

Os bombeiros encontrara­m ontem um corpo no córrego Vilarinho que pode ser do jovem desapareci­do desde o temporal da última quinta. Ele teria pulado na enchente da avenida Vilarinho.

Caso seja confirmado, o jovem é a quarta vítima do temporal na região de Venda Nova. A identifica­ção está a cargo da Polícia Civil. Para hoje, a previsão é de mais chuva e um novo alerta para o risco de alagamento­s na região.

 ?? | ARQUIVO/PBH ?? Avenida Vilarinho após o temporal da última quinta-feira
| ARQUIVO/PBH Avenida Vilarinho após o temporal da última quinta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil