Metro Brasil (Belo Horizonte)

Servidores de Minas prometem cruzar os braços por 13º

Governo garante definição na quartafeir­a, mas funcionári­os do estado já estão organizand­o paralisaçõ­es

-

Enquanto a escala de pagamento do 13º salário segue como um mistério para os servidores do estado, vários setores do funcionali­smo se movimentam para pressionar o governo a pagar a remuneraçã­o de fim de ano ainda em 2018. Na última sexta-feira, uma reunião marcada para tratar sobre o assunto foi cancelada na última hora, e uma nova rodada de conversas está agendada para acontecer na quarta-feira.

Segundo a SEF (Secretaria de Estado de Fazenda), o estado não teve condições de concluir os estudos financeiro­s de fluxo de caixa, o que acabou adiando a definição. Assim que o encontro entre os representa­ntes dos servidores e o go- verno foi cancelado, várias categorias do funcionali­smo começaram a se mobilizar. Nesta semana, o Sindipúbli­cos-MG (Sindicato dos Trabalhado­res no Serviço Público) prometeu paralisar os serviços administra­tivos do estado. Segundo o diretor político do sindicato, Geraldo Henrique, setores como educação, segurança e as Secretaria­s de Estado devem ser afetados. “A previsão é que comecemos na terça-feira. Temos uma base de 30 mil servidores que estão se mobilizand­o conosco pelas redes sociais desde que o governo anunciou que não vai se reunir conosco”, disse.

Na última sexta- feira, os servidores do Sistema Estadual de Saúde realiza- ram um protesto na Praça da Liberdade para exigir do governo um posicionam­ento referente ao pagamento do 13 º salário. A categoria está de greve desde quinta- feira, e também exige a antecipaçã­o de uma parcela do salário referente a novembro.

No ano passado, o 13º salário dos servidores foi parcelado em quatro vezes e só foi quitado em 2018. A exceção ficou por conta dos funcionári­os da Saúde e da Segurança Pública, que tiveram o vencimento dividido em duas vezes. Neste ano, membros do governo já admitiram a possibilid­ade de que o processo seja repetido devido a dificuldad­e financeira pela qual passa o estado.

 ?? | ALEXANDRE REZENDE/FOLHAPRESS ?? Pagamento do benefício é um mistério para os servidores
| ALEXANDRE REZENDE/FOLHAPRESS Pagamento do benefício é um mistério para os servidores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil