Metro Brasil (Belo Horizonte)

Seu bolso. Dá para aliviar contas de casa fechada

-

Quem deixa a casa desocupada durante um longo período, como recessos e férias, pode pedir a suspensão de alguns serviços. O Procon-SP relacionou algumas possibilid­ades que podem trazer um bom alívio ao bolso do consumidor.

No caso de telefone, internet e TV por assinatura o prazo de suspensão varia de 30 a 120 dias, uma vez a cada 12 meses, e não há cobrança de taxas. E a assinatura mensal não pode ser cobrada.

O prazo para desligar a água pode ser negociado com a concession­ária, a qual poderá cobrar uma tarifa mínima ( que varia de acordo com o estado). Para não haver cobrança mensal, é preciso solicitar o desligamen­to (supressão), mas este serviço e a religação podem ter custos.

Já no caso de energia elétrica, a lei permite que as distribuid­oras cobrem a tarifa mínima para poder manter seu sistema elétrico e sua estrutura de atendiment­o em perfeito funcioname­nto. É o chamado custo de disponibil­idade.

Mas cada concession­ária tem regras específica­s. Para verificar as condições, o consumidor precisa entrar em contato com a empresa que atende à região.

Para outros casos, como provedor de internet, academia, cursos, assinatura de revistas e jornais, é necessário verificar no contrato ou junto ao fornecedor se é possível pedir a suspensão temporária e quais as condições para isso.

 ?? | REPRODUÇÃO ?? Algumas tarifas podem ser reduzidas na ausência de uso do serviço
| REPRODUÇÃO Algumas tarifas podem ser reduzidas na ausência de uso do serviço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil