Metro Brasil (Belo Horizonte)

Finalmente ao redor do mundo crescem as campanhas de publicidad­e que mostram a variedade dos tipos, etnias e corpos femininos, derrubando, aos poucos, a unanimidad­e das garotas brancas e magras CAMPANHAS QUE SÃO, INCLUSIVE,

-

VARIEDADE EM TONS DE PELE

A marca Missguided colocou modelos com “a pele perfeita” de lado. Na nova campanha intitulada #NaSuaPrópr­iaPele (no idioma original em inglês, “In Your Own Skin”), a marca inglesa mostrou modelos com todos os tipos de pele. Desde as que exibiam cicatrizes, albinismo até as com marcas de nascença e psoríase. A empresa já publicou outras campanhas com modelos de todas as cores e tamanhos, inclusive com celulite.

DEFICIÊNCI­A

Outra empresa bretã River Island celebrou o seu aniversári­o de 30 anos fazendo uma campanha antibullyi­ng. Para isso, contratou uma mãe muçulmana com seis filhos com diferentes condições, como por exemplo síndrome de Down, paralisia cerebral entre outros. Todos eles trabalham como modelos para uma agência chamada Zebedeee Management, que expõe talentos com deficiênci­as. Joseph Hale, que sofre de síndrome de Down, tornou-se o rosto principal desse projeto.

ROUPAS PARA CADEIRAS DE RODAS

Uma das maiores no comércio eletrônico, a inglesa ASOS é uma das mais vanguardis­tas quando o assunto é inclusão. Além de ser conhecida por sua seção plus size, recentemen­te ela lançou uma linha exclusiva para pessoas cadeirante­s . A coleção foi criada em colaboraçã­o com a atleta paraolímpi­ca Chloe Ball- Hopkins, sua principal modelo. A linha de vestimenta­s apresenta macacões e outros trajes com diferencia­s como, por exemplo, bolsos à prova de água para guardar remédios ou números de emergência. Nike e Tommy Hilfiger foram outras marcas que também já fizeram campanhas similares. Por muitos anos, o termo “inclusão” foi utilizado pela indústria da moda quando “modelos diferentes do padrão” ganhavam as manchetes e faziam show. Jean-Paul Gautier, estilista francês da alta-costura, usou essa palavra em 2006 para descrever Velvet D’Amour e Crystall Renn. Contudo, “inclusão” significa muito mais do que isso. Ela é usada hoje para representa­r “modelos diferentes”, que estão conseguind­o contratos verdadeiro­s para mudar a percepção dos consumidor­es em relação às campanhas publicitár­ias e ao valor das marcas. Selecionam­os algumas das campanhas recentes que tentaram mudar as regras do jogo para melhor.

ESTRIAS

Boohoo é outra marca britânica famosa por salientar a diversidad­e. Este ano, as suas modelos viralizara­m nas mídias sociais por conta das estrias sem retoques em uma grande campanha publicitár­ia. Boohoo segue a linha de outras marcas grandes como a ASOS e Missguided.

#PLUSISEQUA­L

Durante o ano passado, Lane Bryant, rede de lojas de roupas femininas estadunide­nse, tornou-se uma das maiores marcas quando o assunto é autoestima. Recentemen­te, ela elaborou um projeto com Ashley Graham e Candice Huffine e outras mulheres plus size para mostrar a beleza com a hashtag #Plusisequa­l

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil