Metro Brasil (Belo Horizonte)

TAL BEN-SHAHAR, O PROFESSOR DE HARVARD QUE ENSINA A ‘SER FELIZ’

-

Ele se formou em Psicologia e Filosofia pela Universida­de de Harvard (EUA) e se tornou PhD. Mas a fama veio quando seu curso de Psicologia Positiva passou a ser um dos mais concorrido­s da universida­de norte-americana. O israelense Tal Ben-Shahar esteve no Brasil para palestrar no workshop Positive Experience, organizado pela Sociedade Brasileira de Coaching. Autor de best sellers como “Seja Mais Feliz”, ele dá dicas para serem colocadas em prática hoje.

1. DEIXE A INFELICIDA­DE ENTRAR.

Se permita ser real, humano. Você não precisa estar feliz o tempo todo. “Quando negamos as emoções dolorosas e negativas – que são naturais, elas se intensific­am”, diz Ben-Shahar. Os sentimento­s de raiva, angústia e ansiedade existem independen­temente da nossa vontade. Mas nós decidimos que atitude tomar a partir dessas emoções. “Coragem não significa não ter medo. Significa ter medo e seguir em frente apesar disso”, conclui.

2. APRENDA A LIDAR COM O ESTRESSE.

Segundo a OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde), vivemos uma pandemia de estresse, que prejudica o trabalho e desencadei­a várias doenças crônicas. Shahar defende que o estresse não é o problema: a questão é a falta de tempo de recuperaçã­o entre os momentos estressant­es – fundamenta­l para o equilíbrio físico e mental. Dica: durante o expediente, a cada 2 horas, pare por um minuto e respire lenta e profundame­nte. Inspire contando até 5 e expire no mesmo tempo.

3. VALORIZE OS RELACIONAM­ENTOS

“Este é o indicador número 1 da felicidade e da saúde: as pessoas que investem em seus relacionam­entos são mais saudáveis e mais felizes”, diz o professor. Vale todo tipo relacionam­ento: romântico, familiar, de amizade, profission­al…

Mas fique atento: “O maior vício do mundo atual não é o álcool, as drogas nem o jogo, é o celular.” Os relacionam­entos virtuais não substituem os reais. Quando estiver com sua família ou amigos, guarde o celular e resgate o olho no olho.

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? O professor Ben-Shahar e eu durante sua passagem por São Paulo
ARQUIVO PESSOAL O professor Ben-Shahar e eu durante sua passagem por São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil