Metro Brasil (Belo Horizonte)

Denúncias contra João de Deus já chegam a 506

De acordo com a polícia, relatos vêm de 18 estados e de fora do país; médium volta a declarar inocência

- METRO BRASÍLIA COM BANDNEWS FM

A força-tarefa do MP-GO (Ministério Público de Goiás) que apura as denúncias de abuso sexual contra o médium João de Deus informou ontem que o número de acusações recebidas chegou a 506. A maior parte das mensagens chegou por e-mail. Há relatos de mulheres em 18 estados e seis países diferentes.

João de Deus está preso no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (GO) desde o último domingo. Ele está em uma cela de 16 m2, com outros três presos, e prestou depoimento, no qual negou as acusações.

O principal advogado da defesa, Alberto Toron, ingressou na Justiça com um habeas corpus pela liberdade do médium. Caso o HC seja negado, Toron pede que, em virtude da idade do religioso – 76 anos – e de seu estado de saúde, a medida seja cumprida em casa.

Lavagem de dinheiro

O delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes, disse ontem que a polícia registrou o depoimento de 15 vítimas até agora e que, além dos crimes de abuso sexual, apura se houve lavagem de dinheiro.

Conforme relatório apresentad­o pelo MP-GO, João de Deus fez saques e movimen- tou aplicações no valor de R$ 35 milhões antes da prisão. À polícia, ele declarou ganhar R$ 60 mil por mês, renda de duas fazendas.

Ontem, foram cumpridas várias diligência­s em endereços do religioso, inclusive na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), onde são realizados atendiment­os.

Hoje, o delegado Fernandes viaja a Brasília, onde comparecer­á à Embaixada dos Estados Unidos, para falar sobre possíveis vítimas americanas.

Defesa

Em nota, a defesa do médium afirmou que o relatório ao qual o MP-GO teve acesso destaca apenas mo- vimentaçõe­s financeira­s em aplicações, e não saques. “Não se lava dinheiro limpo, não se lava dinheiro que é seu e estava no banco”, diz o comunicado.

Além disso, os advogados destacam que só tiveram acesso a um procedimen­to investigat­ivo contra João de Deus, com relatos de denúncias de vítimas exibidas pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, sem “cópia de nenhum dos inúmeros depoimento­s que estão sendo divulgados”.

Prescrição

A polícia admitiu a possibilid­ade de que grande parte dos casos denunciado­s estejam prescritos. De acordo com o MP-GO, dentre as

500, ao menos 190 já passaram do tempo em que seria possível alguma medida criminal.

“A presença das vítimas relatando os acontecime­ntos é de suma importânci­a, mesmo com a prescrição”, destacou o delegado.

Ameaças

Durante seu depoimento, divulgado com exclusivid­ade pela TV Anhanguera, João de Deus relatou ter recebido ameaças de um homem por telefone. “Eu vou acabar com você”, teria dito o homem.

 ?? | IGO ESTRELA/REUTERS ?? Médium já teve primeiro depoimento coletado
| IGO ESTRELA/REUTERS Médium já teve primeiro depoimento coletado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil