Metro Brasil (Belo Horizonte)

‘QUEM TE CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS’

Clássico entoado aos quatro ventos do estado, canção ‘Oh, Minas Gerais’ pode se tornar hino oficial

-

“Quem te conhece não esquece jamais”, é o que diz a letra da canção composta há 76 anos por José Duduca de Moraes, para a música “Oh Minas Gerais”. O autor se referia ao estado mineiro, mas o fato é que a música também se tornou inesquecív­el ao longo dos anos, ganhando interpreta­ções de cantores famosos como Milton Nascimento e diversos corais líricos. Para muita gente, esse era o hino oficial do estado, mas só agora, em 2018, uma PEC (Projeto de Emenda a Constituiç­ão) pode oficializa­r a canção como a representa­ção musical de Minas, que até então nunca teve um hino.

O texto, que já está pronto para ser votado em 2º turno na Assembleia, é de autoria do deputado Isauro Calais (MDB). Segundo ele, a canção de Duduca sempre foi usada em cerimônias oficiais e chegou inclusive a fazer parte do hinário distribuíd­o nas escolas anos atrás, mesmo sem a oficializa­ção da música. “Quero oficializa­r esse hino, mesmo que não definitiva­mente. Se um dia o estado achar um que seja melhor, o que eu duvido, que passe a ser o escolhido”, diz Isauro.

Segundo o relatório final da comissão que avaliou o projeto, a música “goza de legitimida­de para ser alçada a

hino oficial de Minas Gerais, tendo em vista sua ampla aceitação popular”. O texto lembra ainda que a canção é mencionada até mesmo no site oficial do governo estadual como o hino não oficial.

Antes da Constituiç­ão Mineira de 1989, a Assembleia Legislativ­a tentou escolher o hino por meio de um concurso público. Foram duas tentativas (1964 e 1985), mas em nenhuma delas as músicas selecionad­as agradaram. Depois disso, já com a constituiç­ão em vigor, foi estabeleci­da a obrigatori­edade de um concurso para evitar gastos com direitos autorais. Na nova ten-

tativa, em 1992, todas as músicas foram eliminadas por não alcançar os padrões de métrica, tema e qualidade.

Origem italiana

Pela forma como a canção “Oh Minas Gerais” se encaixou na tradição do estado, nem parece que ela tem origem italiana e foi adaptada para homenagear um navio.

É na valsa napolitana ‘Vieni Sul Mar!’, composta por Aniello Califano e introduzid­a no Brasil no início do século 20, que o compositor Eduardo das Neves se inspirou para homenagear a incorporaç­ão do encouraçad­o “Minas Geraes” à esquadra da Marinha Brasileira, em 1910. Na década de 1940, contudo, o compositor mineiro José Duduca de Moraes alterou a letra da música para glorificar o estado mineiro.

Duduca morreu em 2002, aos 90 anos, na cidade de Juiz de Fora. Na época, o governador Itamar Franco o homenageou, dizendo que “ele será sempre lembrado por ter dado aos mineiros o mais querido símbolo sonoro das Minas Gerais”

 ??  ??
 ?? | ISAQUE DUTRA/FLICKR/CREATIVE COMMONS ?? ‘Tuas Montanhas são preitos de ferro’, diz a letra em homenagem ao estado
| ISAQUE DUTRA/FLICKR/CREATIVE COMMONS ‘Tuas Montanhas são preitos de ferro’, diz a letra em homenagem ao estado
 ??  ?? PEDRO NASCIMENTO
PEDRO NASCIMENTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil